21.5 C
Brasília
02 dez 2024 23:29


Aluna da rede pública do DF é campeã da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

Hannya Duarte, 14, é estudante do 9º ano do Centro Educacional 2 de Brazlândia e foi classificada em primeiro lugar na competição pelo Centro-Oeste, na categoria Produção de Texto

Por Mayara da Paz

“Eu sei que isso vai moldar o meu futuro”, relata a estudante Hannya Duarte, de 14 anos, única representante do Distrito Federal na 12ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. Aluna do 9º ano do Centro Educacional 2 (CED 02) de Brazlândia, ela foi classificada em primeiro lugar na competição pelo Centro-Oeste, na categoria Produção de Texto.

Hannya venceu a competição com um projeto sobre plantas medicinais: “Acredito muito que isso pode inspirar e incentivar outros alunos a se descobrirem” | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O CED de Brazlândia é uma das unidades cívico-militares da rede de ensino do DF composta por 17 escolas que participam da gestão compartilhada entre as secretarias de Educação (SEEDF) e de Segurança Pública (SSP-DF).

“A premiação alcançada pela estudante do CED 02 de Brazlândia é mais um fruto alcançado pela promoção da cultura de paz nas escolas”

Sandro Avelar
secretário de Segurança Pública

O titular da SSP-DF, Sandro Avelar, afirma que o modelo de gestão compartilhada instituído no DF cumpre um papel importante na garantia de espaços saudáveis para o desenvolvimento pleno de crianças e jovens, especialmente nas escolas mais vulneráveis que necessitam de ações mais pontuais do Estado.

“Seguimos confiantes em que as escolas cívico-militares são um modelo de sucesso”, ressalta. “A premiação alcançada pela estudante do CED 02 de Brazlândia, pela 12ª Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente, é mais um fruto alcançado pela promoção da cultura de paz nas escolas, com a integralidade de ações das secretarias de Segurança Pública e Educação.”

Incentivo

A professora Luana Nazareth (terceira de pé, com o professor Elton da Silva e a mãe de Hannya, Neslen Duarte): “Desde o primeiro texto que eu li da Hannya, falei que ela tinha potencial e que precisava investir nisso”

A olimpíada é um programa educativo promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) voltado ao estímulo de atividades estudantis. O objetivo é fortalecer o desejo de realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no país.

No projeto, Hannya foi inspirada pelos conhecimentos da bisavó, Orizia de Jesus, que era curandeira e benzedeira, para fazer um cordel – estilo que engloba, também, os saberes do bisavô, Manoel Duarte, que era repentista, radialista e cantor em Recife (PE).

“É uma sensação de nervoso, ansiedade, felicidade; é uma mistura muito grande, não dá para descrever”, relata a estudante. O projeto, sobre plantas medicinais, recebeu a premiação regional no DF em outubro. Agora, a expectativa está voltada para a cerimônia nacional, que tem previsão de ser realizada entre os dias 24 e 28 deste mês, no Rio de Janeiro.