Por Kleber Karpov
O Aeroporto Internacional de Brasília consolidou sua posição de destaque no cenário global ao ser eleito o segundo terminal mais pontual do mundo na categoria de médio porte. O levantamento, realizado pela empresa de inteligência de aviação Cirium, aponta que a capital federal registrou 88,36% de decolagens dentro do horário previsto em 2025. O terminal brasiliense ficou atrás apenas do Aeroporto Internacional Tocumen, no Panamá, que atingiu 93,34% de pontualidade.
O ranking da Cirium classifica como aeroportos de médio porte aqueles que operam entre 15 milhões e 25 milhões de assentos anuais. Ao longo de 2025, Brasília movimentou 114.481 voos, superando terminais tradicionais como o de Johanesburgo, na África do Sul. Segundo o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, o índice reflete a integração das equipes operacionais e fortalece a imagem da capital como um destino turístico e de negócios confiável.
O desempenho do Aeroporto Juscelino Kubitschek é acompanhado por outros terminais brasileiros no ranking internacional. Entre os aeroportos médios, o Galeão (RJ), Viracopos (SP) e Confins (MG) figuram entre os dez melhores. Já na categoria de pequeno porte, os aeroportos de Santos Dumont (RJ) e Salvador (BA) também aparecem em posições de destaque, ocupando a 3ª e 8ª colocações, respectivamente.
Conectividade e turismo
Atualmente, o Aeroporto de Brasília é o único terminal do país a oferecer voos diretos para todas as capitais brasileiras. No mercado externo, a malha aérea brasiliense conta com nove rotas internacionais para oito países, incluindo destinos como Lisboa, Miami, Bogotá e Cancún. De janeiro a setembro de 2025, o aeroporto registrou a movimentação de 13,8 milhões de passageiros entre embarques e desembarques.
“O trabalho realizado pelo governo transformou a capital em uma cidade turística, de negócios e de grandes eventos”, ressaltou o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto. Ele destacou que a reputação de pontualidade do terminal é um ativo estratégico para a conquista de novas rotas, como a previsão de um voo direto entre Roma e Brasília para o decorrer de 2026.
Reconhecimento internacional
Esta não é a primeira vez que o terminal brasiliense recebe premiações de alto nível. No ano passado, a plataforma AirHelp elegeu o Aeroporto de Brasília como o 4º melhor do mundo e o melhor das Américas. A avaliação da plataforma considerou critérios como a satisfação dos passageiros com a infraestrutura e a qualidade dos serviços de alimentação e lojas, além da precisão dos horários de voo.
O investimento contínuo em modernização e logística tem permitido que o Aeroporto JK figure sistematicamente nos principais indicadores de qualidade do setor. A autoridade aeroportuária reforça que o cumprimento dos horários de partida é prioridade para manter o terminal como o principal centro de conexões (hub) da América Latina.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











