Por Kleber Karpov
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou Nota Oficial para esclarecer dinâmica de instalação de usina termelétrica no Rio Melchior. Iniciativa ocorre após veículos publicarem reportagem sobre decisão de liberação de outorga, sobre suposta defasagem de estudo de 13 anos, base para tomada de decisão.
Sob essa ótica a Adasa esclareceu que a instalação da usina não é de prerrogativa da Agência e sim do Governo Federal. O órgão regulador explica que se limita a atuar, exclusivamente, dentro do escopo de suas atribuições técnicas legais. Isso, sem entrar na competência da esfera federal.
A Adasa explicou ainda que ao contrário do que se faz acreditar, de outorgar instalação de usina térmica no Melchior com estudo de 2012, a Agência explicou que na prática, que se trata de um plano de longo prazo, ratificado por outro de 2019, em fase de atualização com previsão de término no final desse ano.
Confira a nota oficial na íntegra:
Nota oficial sobre a instalação de uma usina termelétrica no Rio Melchior
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










