Ações educativas e de conscientização marcam o Agosto Lilás no DF

Projetos do GDF reforçam a importância do enfrentamento à violência contra a mulher e mobilizam a sociedade civil em uma ampla programação durante todo o mês

O calendário de ações da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) para o Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher, vai sensibilizar a população sobre os diferentes tipos de violência e divulgar os serviços e políticas públicas disponíveis para acolhimento e proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade. A ampla programação, com cerca de 100 eventos, se estende por todas as regiões administrativas e inclui conversas, palestras, debates, encontros, oficinas artísticas e ações culturais e esportivas.

Criado em alusão à sanção da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos, o Agosto Lilás reforça a importância da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, com destaque para o número 180, voltado para denúncias de violência doméstica. No Distrito Federal, a rede da SMDF é composta por 31 equipamentos públicos, como a Casa da Mulher Brasileira, os Espaços Acolher, os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceam), Comitês de Proteção à Mulher e os novos Centros de Referência da Mulher Brasileira.

Arte: Divulgação/SMDF

“O Agosto Lilás é um mês de mobilização e conscientização. Nosso objetivo é claro: alcançar o maior número de pessoas possível para que todas as mulheres saibam que o Distrito Federal oferece uma rede de atendimento gratuita, especializada e pronta para acolhê-las em qualquer situação de violência”, destaca a vice-governadora do DF, Celina Leão.

No decorrer do mês, serão realizadas palestras com temas como “Desafio Não é Brincadeira!”, que aborda temas como cyberbullying, estupro virtual, automutilação e aliciamento por meio de jogos e desafios online, além de conversas sobre violência doméstica. A programação ainda inclui o Projeto Mulher 60+, com foco na inclusão social, na autonomia e no bem-estar de mulheres com 60 anos ou mais; apresentação do Coral Levando a Vida; e Caminhada em Ritmo Lilás no Parque Ecológico de Águas Claras, entre outros.

Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, essas ações mostram que o combate à violência exige informação, presença e articulação entre poder público e sociedade. “O Agosto Lilás é mais do que uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher — é um compromisso público com a vida, a dignidade e os direitos das mulheres. É um alerta, mas também é uma oportunidade para mostrar que existem caminhos seguros, e que elas não estão sozinhas.”

Destaca-se, ainda, a realização da 5ª Conferência Distrital de Políticas para Mulheres, nos dias 23 e 24 de agosto, com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”. O encontro tem como objetivo integrar propostas para o fortalecimento e a ampliação de políticas públicas voltadas às mulheres, a partir da perspectiva da interseccionalidade, onde serão debatidas estratégias para promover maior diálogo entre governo e sociedade civil, incorporar saberes e experiências locais, mapear instituições que atuam na defesa dos direitos das mulheres, fortalecer redes de proteção, integrar políticas públicas e estimular coletivos e organizações feministas como protagonistas das transformações sociais.

Confira aqui o calendário completo.

Eleições: Prazo para solicitar voto em trânsito termina em 20 de agosto

Por Kleber Karpov Eleitores que estarão fora de seu domicílio...

Estações do Metrô de São Paulo recebem campanha de vacinação contra o sarampo

Por Kleber Karpov A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de...

Rede de vigilância é essencial para evitar propagação de sarampo em São Paulo

Por Kleber Karpov A concentração de 23 casos confirmados de...

IGESDF abre seleção para enfermeiro com atuação em controle de infecção hospitalar

Por Kleber Karpov Estão abertas as inscrições para um processo...

Diagnóstico apresenta detalhamento das unidades especializadas de atendimento às mulheres

Por Kleber Karpov O Ministério da Justiça e Segurança Pública...

Enfermeira é agredida dentro do hospital de Samambaia. Jorge Vianna pede providências

Por Kleber Karpov Uma enfermeira foi agredida por uma paciente...

Tarcísio e Haddad se enfrentam no 1º debate de candidatos ao governo de São Paulo

Por Kleber Karpov Os candidatos ao governo de São Paulo,...

Destaques

Eleições: Prazo para solicitar voto em trânsito termina em 20 de agosto

Por Kleber Karpov Eleitores que estarão fora de seu domicílio...

Estações do Metrô de São Paulo recebem campanha de vacinação contra o sarampo

Por Kleber Karpov A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de...

Rede de vigilância é essencial para evitar propagação de sarampo em São Paulo

Por Kleber Karpov A concentração de 23 casos confirmados de...

IGESDF abre seleção para enfermeiro com atuação em controle de infecção hospitalar

Por Kleber Karpov Estão abertas as inscrições para um processo...

Diagnóstico apresenta detalhamento das unidades especializadas de atendimento às mulheres

Por Kleber Karpov O Ministério da Justiça e Segurança Pública...