Celebrado nesta terça-feira (18), o Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo foi criado com o objetivo de conscientizar e prevenir a população sobre o uso excessivo de bebidas alcoólicas. No Distrito Federal (DF), em 2024, para somar a esta luta, também foi instituído, em 20 fevereiro, o Dia Distrital de Prevenção ao Consumo de Álcool por Crianças e Adolescentes.
Responsável pelas políticas públicas de prevenção e combate ao uso excessivo de álcool, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) realiza ações contínuas de conscientização e presta apoio às pessoas que buscam reabilitação. “O uso excessivo de álcool é um problema de saúde pública que afeta não apenas o indivíduo, mas toda a sociedade. Na Sejus-DF, trabalhamos com políticas de prevenção, conscientização e apoio às famílias, promovendo ações educativas e oferecendo suporte para aqueles que precisam. Nosso compromisso é garantir que a população tenha acesso à informação e a recursos que contribuam para uma vida mais saudável e equilibrada”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
As ações relacionadas à prevenção e combate ao uso de álcool por crianças e adolescentes são realizadas em edições do Cidadania nas Escolas, programa da pasta que busca promover debate no ambiente escolar sobre os riscos causados por essa prática. Cerca de 7 mil alunos foram alcançados pelos programas em diversas Regiões Administrativas (RAs) do DF em 2024. Neste ano, já estão programados novos encontros para tratar sobre o tema, com início a partir de março.
Atendimento
Além da prevenção, a Sejus também realiza atendimento psicossocial a pessoas que fazem uso abusivo de álcool, por meio de comunidades terapêuticas e outras medidas. Também existe um programa exclusivo aos familiares, o Acolhe-DF. Para aumentar o alcance das ações, a secretaria também realiza parcerias com organizações da sociedade civil, instituições privadas e outros órgãos do GDF, para promover uma série de atividades, como palestras, seminários, debates, oficinas educativas e ações de mobilização social, voltadas para a prevenção ao uso de substâncias psicoativas e à promoção de hábitos saudáveis.
Quem precisa de acolhimento pode solicitar apoio da Sejus pelos seguintes canais:
- Presencialmente; na sede da Sejus, na antiga Rodoferroviária
- Via telefone (61) 2244-1127;
- WhatsApp: (61) 98314-0745;
- Via e-mail: [email protected].