25.5 C
Brasília
20 mar 2026 17:00

Cofen divulga nota oficial sobre PL nº 1767/2021

Brasil precisa de enfermeiros tanto quanto de médicos. Conheça o substitutivo que altera o texto original do PL

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) reforça que a profissão é autônoma, com formação teórico-prática específica, do nível médio ao doutorado. Diante de dúvidas trazidas pelos profissionais, esclarecemos que o Projeto de Lei nº 1767/2021, do deputado Sargento Isidoro (PSC-BA), teve proposta de substitutivo apresentada na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

O projeto propunha, em seu texto original, que enfermeiros experientes ingressassem em cursos privados de medicina, custeados pelo governo federal. Tal proposta naturalmente ofendeu muitos profissionais, que querem ser reconhecidos e valorizados na carreira que escolheram por vocação.

O Brasil precisa de enfermeiros tanto quanto de médicos. A pandemia de covid-19 evidenciou o déficit de enfermeiros e técnicos de Enfermagem especializados em UTI, que se agravaria com o incentivo a migração de enfermeiros para outras carreiras. A proposta representaria, portanto, um desfalque para a Saúde Pública.

O projeto foi alterado, com apresentação de substitutivo pela deputada relatora, enfermeira Carmen Zanotto (CIDADANIA-SC). O substitutivo propõe o incentivo à qualificação de enfermeiros e fisioterapeutas para que atuem em UTI, em consonância com os princípios do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.

Apoiamos a substituição do projeto original e adoção da proposta de Carmen Zanotto, por entendermos que a valorização dos trabalhadores passa por incentivo à capacitação contínua e pela remuneração digna. Para incentivar a formação dos profissionais, lançamos o PósTec, que oferece formação gratuita para técnicos de Enfermagem se especializarem. Ampliamos, também, o acordo Cofen/Capes, maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil.

A remuneração adequada, em sua própria carreira, é fundamental para evitar a fuga de cérebros. Por isso, lutamos pelo Piso Salarial nacional, conquista histórica da categoria. Afinal, quem nos viu resistir quer nos ver prosperar.

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Mutirão Saúde da Mulher: HUB deve realizar mais de 800 procedimentos neste sábado (21)

Por Kleber Karpov O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado...

Receita Federal antecipa acesso ao download do programa do

Por Kleber Karpov A Receita Federal liberou, na quinta-feira (19/Mar),...

Vorcaro é transferido para superintendência da PF em Brasília

Por Kleber Karpov O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco...

MPDFT participa da inauguração da Ouvidoria da Mulher da PCDF

Por Kleber Karpov A ouvidora das mulheres do Ministério Público...

Destaques

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Ibaneis Rocha inaugura Cepi Inspira, em Ceilândia, com 188 vagas para primeira infância em tempo integral

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou,...

Em nova operação, Cripto Gato desativa mineradora clandestina e evita prejuízo superior a R$ 1,5 milhão no DF

Por Kleber Karpov A Neoenergia, em uma operação conjunta com...

Mutirão Saúde da Mulher: HUB deve realizar mais de 800 procedimentos neste sábado (21)

Por Kleber Karpov O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado...

Receita Federal antecipa acesso ao download do programa do

Por Kleber Karpov A Receita Federal liberou, na quinta-feira (19/Mar),...