19.5 C
Brasília
06 dez 2025 02:37

GDF oferece curso de capacitação para servidores com deficiência visual

Inscrições seguem até quinta-feira (20); treinamento orienta quanto ao uso de sistemas digitais do governo por meio de plataforma de leitura de tela para PcD visual

Servidores públicos do Governo do Distrito Federal (GDF) com deficiência visual que já realizaram anteriormente o curso para leitor de tela NVDA (do inglês NonVisual Desktop Access) e/ou que possuem conhecimento da ferramenta têm até o dia 20 para se inscrever no curso que dá continuidade à capacitação. O treinamento é realizado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), com apoio da Escola de Governo (Egov).

O curso tem um público-alvo restrito, sendo voltado exclusivamente para servidor público PcD visual, tanto da administração pública direta quanto da indireta do GDF. A iniciativa proporciona a inclusão digital, por facilitar o acesso desse público às plataformas digitais do governo. As aulas, presenciais, serão ministradas entre os dias 24 e 28, das 8h às 12h, na Egov, localizada na SGO Qd.1 Lote 1 Bloco A/B.

O leitor de tela NVDA é uma ferramenta que faz a audiodescrição dos itens na tela do computador, conforme explica a chefe da Unidade Central de Gestão do Processo Eletrônico e Inovação (Ugpel), Lucirene de Almeida: “A capacitação funciona como um auxílio aos servidores PcD visuais para realizarem suas tarefas de forma mais efetiva e autônoma. É possível aprender ou desenvolver melhor suas habilidades conhecendo ferramentas, como o Participa DF, além do Windows e SEI-GDF [Sistema Eletrônico de Informações do GDF]”.

A gestora explica, ainda, que haverá transporte fornecido pelo GDF para realizar o deslocamento dos servidores do Palácio do Buriti até a Egov. Durante toda a semana em que serão realizadas as aulas, o transporte partirá da banca de jornal do Anexo do Buriti, às 7h50, e retornará da Egov às 12h.

Conteúdo

Entre os temas abordados no curso, estão abertura e navegação no SEI-GDF, ambientação das telas principais (barra de ferramentas do SEI), como incluir e editar documentos interno e externos, consultar/alterar documentos e processos, enviar correspondência eletrônica do processo SEI, demais funções relacionadas a processos e documentos etc.

O NVDA é um software de inclusão digital que permite que pessoas com deficiência visual interajam com o sistema operacional Microsoft Windows e outros aplicativos da Microsoft, como WordPad, Notepad, Internet Explorer, Google Chrome, entre outros.

Para efetuar a inscrição, os interessados devem encaminhar um e-mail para [email protected], informando nome, matrícula, órgão, unidade de lotação e telefone de contato.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...