SEJUS e  CDCA abrem inscrições para composição do Comitê Consultivo de Adolescentes no DF

A Secretaria de Justiça e Cidadania,  em parceria com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA/DF), abriu as inscrições para que adolescentes de 12 a 16 anos componham o Comitê Consultivo de Adolescentes do CDCA/DF. Serão 32 vagas para o biênio 2023/2024. A participação no Comitê de Adolescentes assegura o exercício do direito fundamental à participação de adolescentes de acordo com a Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança e permite que os adolescentes possam participar da vida política e sugerir políticas públicas. Os candidatos podem se inscrever até o dia 1º de outubro, o edital e as inscrições estão disponíveis AQUI –
https://cdca.sejus.df.gov.br/eleicao-do-comite-consultivo-de-adolescentes-inscricao-2/

O mandato dos adolescentes eleitos no Comitê Consultivo de Adolescentes será de dois anos, ainda que o adolescente complete 18 anos durante o exercício do mandato. As inscrições podem ser realizadas por adolescentes de 12 a 16 anos de idade, com matrícula na rede de ensino pública ou privada do Distrito Federal e com a devida autorização dos pais e/ou responsáveis legais.

“A Sejus quer que esses adolescentes sejam também protagonistas na luta por seus direitos, neste Comitê eles terão a oportunidade de opinar e serem ouvidos, de sugerir e falar com propriedade de quem vive as temáticas abordadas”, explica o secretário da Sejus, Jaime Santana.

Os adolescentes terão entre as suas funções  a manifestação sobre os mais variados temas que se relacionem com os direitos das crianças e adolescentes; propor temas e assuntos relacionados aos direitos da criança e do adolescente a serem discutidos pelo CDCA/DF; acompanhar e avaliar as ações, os projetos e os programas voltados à criança e ao adolescente e sugerir estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada, individual ou coletiva e a expressão livre de crianças e adolescentes, nos espaços de convivência e de construção da cidadania, inclusive nos processos de formulação, deliberação, monitoramento e avaliação das políticas públicas.

Serão asseguradas, no mínimo, duas vagas para cada uma das seguintes representações, respeitada a paridade de gênero: a) acolhimento institucional; b) comunidades tradicionais; c) camponeses(as); d) estrangeiros(as); e) medidas socioeducativas de internação; f)medidas socioeducativas em meio aberto; g) medidas socioeducativas de semiliberdade; h) negros (as); i) orientação sexual e identidade de gênero; j) pessoas em situação de rua; k) pessoas com deficiência e transtornos; l) povos indígenas.

No ato da inscrição, deverão ser anexados os seguintes documentos:  Autorização dos pais ou responsável legal; Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento; Declaração de Escolaridade; Comprovante de residência.
A Assembleia de Eleição será realizada durante a Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Região Oeste) na Escola Parque Anísio Teixeira/ Ceilândia, no dia 5 de novembro de 2022. A posse dos adolescentes eleitos será no dia 25 de novembro de 2022, durante a Conferência Regional (Central), que acontecerá na EAPE/Plano Piloto.

Morre Paulo Roberto Teixeira, médico referência no combate à AIDS no Brasil

Por Kleber Karpov O médico Paulo Roberto Teixeira, figura proeminente...

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...

STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Sexta Turma do Superior Tribunal de...

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde confirmou que pretende...

IGESDF abre processo seletivo para enfermeiros com foco em urgência e emergência

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Força de Trabalho Médica das UTIs: Estudo aponta esgotamento emocional e burnout de médicos

Por Kleber Karpov Um levantamento de abrangência nacional revela que...

Celina Leão aciona órgãos contra fala de Lula e descarta insolvência do BRB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão,...

Destaques

Morre Paulo Roberto Teixeira, médico referência no combate à AIDS no Brasil

Por Kleber Karpov O médico Paulo Roberto Teixeira, figura proeminente...

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...

STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Sexta Turma do Superior Tribunal de...

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde confirmou que pretende...