25.5 C
Brasília
05 dez 2025 15:04

Prevenção oferecida pela Atenção Primária à Saúde contribui para diminuir a procura pelas emergências hospitalares

Com investimentos na área, hoje população conta com 176 UBS, 596 equipes da família e 59 Núcleos Ampliados de Saúde da Família

Responsável por até 80% dos ações de saúde no Distrito Federal, a Atenção Primária à Saúde foi ampliada nos últimos três anos e se tornou a principal referência para o atendimento da população. Com a inauguração de 10 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), agora são 176 unidades com que recebem a maioria dos pacientes, desde queixas de resfriados e gripes ao acompanhamento de doenças crônicas.

O portal InfoSaúde DF traz qual a UBS de referência dos cidadão com a consulta por meio do CEP de residência ou local de trabalho. Clique aqui para acessar.

O subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Oronides Urbano Filho, lembra que a Atenção Primária tem protocolos de atendimento para os casos sem gravidade. “O médico de família é capaz de cuidar de todos os casos não urgentes”, explica o gestor. Esse atendimento abrange pessoas de todas as idades, incluindo as crianças e os idosos. Em caso de maior gravidade, há o encaminhamento para um especialista.

Profissionais de enfermagem também são capacitados para receber os pacientes, seja na triagem, na identificação de sintomas e nas orientações a respeito de doenças que são comuns nesta época do ano. Isso também é feito em um trabalho de porta em porta, por meio das 598 equipes da Estratégia Saúde da Família do Distrito Federal.

A expansão nessa área foi grande: eram 372 em dezembro de 2019. “Mesmo durante a pandemia, a Atenção Primária no DF não parou de crescer e de se qualificar”, lembra o coordenador de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Fernando Erick Damasceno.

“O fortalecimento da Atenção Primária significa a ampliação do acesso à saúde”, afirma o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Zancanaro. Os números confirmam isso: em três anos, o total de pessoas cadastradas para acompanhamento pelas equipes da Estratégia Saúde da Família pulou de 400 mil para 1,79 milhão.

A cobertura já abrange mais de 55% da população do Distrito Federal. O secretário-adjunto ressalta que o resultado prático é o maior alcance da assistência pré-natal, o acompanhamento de pessoas com doenças crônicas, de idosos e crianças.

O coordenador da Atenção Primária também destaca o ganho em termos de gestão. O cadastro das famílias permite compreender melhor onde estão os usuários do Sistema Único de Saúde. Dessa forma, é possível planejar com mais qualidade as ações e serviços a serem ofertados. “É uma maior proximidade com a comunidade”, acrescenta Fernando Erick.

Atendimento especializado

A Atenção Primária à Saúde também ampliou de forma significativa o atendimento em nível especializado. De 2018 para cá, o percentual de expansão dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf) cresceu 555%. Eram nove unidades, agora são 59. “Isso significa uma atenção mais qualificada, além do aumento da população assistida”, ressalta o médico Oronides Urbano.

Com profissionais de nutrição, psicologia, terapia ocupacional, assistência social, fisioterapia, farmácia e fonoaudiologia, os Nasf realizam atividades coletivas para promoção da saúde, se adaptando de acordo com a realidade local. Por exemplo: onde há um grande número de idosos, as iniciativas focam na promoção de atividades físicas e prevenção de lesões. Já onde há muitos jovens, o foco são as ações e o combate ao tabagismo. Gestantes, doentes crônicos e crianças estão entre as prioridades dos Nasfs no DF.

Por conta dos efeitos da pandemia, houve reforço nas atividades da área de saúde mental e de combate à obesidade. “É uma possibilidade maior que esse paciente tenha os seus problemas resolvidos na atenção primária”, explica o coordenador da Atenção Primária, Fernando Erick Damasceno. Isso significa uma menor procura pelos hospitais, que passam a se concentrar nos casos mais críticos.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...