Prevenção oferecida pela Atenção Primária à Saúde contribui para diminuir a procura pelas emergências hospitalares

Com investimentos na área, hoje população conta com 176 UBS, 596 equipes da família e 59 Núcleos Ampliados de Saúde da Família

Responsável por até 80% dos ações de saúde no Distrito Federal, a Atenção Primária à Saúde foi ampliada nos últimos três anos e se tornou a principal referência para o atendimento da população. Com a inauguração de 10 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), agora são 176 unidades com que recebem a maioria dos pacientes, desde queixas de resfriados e gripes ao acompanhamento de doenças crônicas.

O portal InfoSaúde DF traz qual a UBS de referência dos cidadão com a consulta por meio do CEP de residência ou local de trabalho. Clique aqui para acessar.

O subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Oronides Urbano Filho, lembra que a Atenção Primária tem protocolos de atendimento para os casos sem gravidade. “O médico de família é capaz de cuidar de todos os casos não urgentes”, explica o gestor. Esse atendimento abrange pessoas de todas as idades, incluindo as crianças e os idosos. Em caso de maior gravidade, há o encaminhamento para um especialista.

Profissionais de enfermagem também são capacitados para receber os pacientes, seja na triagem, na identificação de sintomas e nas orientações a respeito de doenças que são comuns nesta época do ano. Isso também é feito em um trabalho de porta em porta, por meio das 598 equipes da Estratégia Saúde da Família do Distrito Federal.

A expansão nessa área foi grande: eram 372 em dezembro de 2019. “Mesmo durante a pandemia, a Atenção Primária no DF não parou de crescer e de se qualificar”, lembra o coordenador de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Fernando Erick Damasceno.

“O fortalecimento da Atenção Primária significa a ampliação do acesso à saúde”, afirma o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Zancanaro. Os números confirmam isso: em três anos, o total de pessoas cadastradas para acompanhamento pelas equipes da Estratégia Saúde da Família pulou de 400 mil para 1,79 milhão.

A cobertura já abrange mais de 55% da população do Distrito Federal. O secretário-adjunto ressalta que o resultado prático é o maior alcance da assistência pré-natal, o acompanhamento de pessoas com doenças crônicas, de idosos e crianças.

O coordenador da Atenção Primária também destaca o ganho em termos de gestão. O cadastro das famílias permite compreender melhor onde estão os usuários do Sistema Único de Saúde. Dessa forma, é possível planejar com mais qualidade as ações e serviços a serem ofertados. “É uma maior proximidade com a comunidade”, acrescenta Fernando Erick.

Atendimento especializado

A Atenção Primária à Saúde também ampliou de forma significativa o atendimento em nível especializado. De 2018 para cá, o percentual de expansão dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf) cresceu 555%. Eram nove unidades, agora são 59. “Isso significa uma atenção mais qualificada, além do aumento da população assistida”, ressalta o médico Oronides Urbano.

Com profissionais de nutrição, psicologia, terapia ocupacional, assistência social, fisioterapia, farmácia e fonoaudiologia, os Nasf realizam atividades coletivas para promoção da saúde, se adaptando de acordo com a realidade local. Por exemplo: onde há um grande número de idosos, as iniciativas focam na promoção de atividades físicas e prevenção de lesões. Já onde há muitos jovens, o foco são as ações e o combate ao tabagismo. Gestantes, doentes crônicos e crianças estão entre as prioridades dos Nasfs no DF.

Por conta dos efeitos da pandemia, houve reforço nas atividades da área de saúde mental e de combate à obesidade. “É uma possibilidade maior que esse paciente tenha os seus problemas resolvidos na atenção primária”, explica o coordenador da Atenção Primária, Fernando Erick Damasceno. Isso significa uma menor procura pelos hospitais, que passam a se concentrar nos casos mais críticos.

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...

IGESDF prepara profissionais para tornar atendimento no SUS mais ágil e eficiente

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Solidariedade feita à mão leva 80 turbantes a pacientes oncológicas do Hospital de Base

Por Kleber Karpov Um mutirão de artesanato movido pela solidariedade...

Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos (SP)

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Destaques

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...