25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:25

Governo forma 52 novos brigadistas florestais para o DF

Curso faz parte do Programa de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e teve participação de 17 mulheres

“Não é pra qualquer um, porque é difícil, é um trabalho pesado. É diferente de tudo que já fiz” – Érica Aparecida Oliveira, bióloga e concluinte do curso

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Instituto Brasília Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e em parceria com o Prev Fogo (Ibama), entregou ao mercado de trabalho, nesta sexta-feira (8), 52 novos brigadistas florestais. Eles são concluintes do Curso de Formação de Brigadistas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, realizado em duas turmas de 25 pessoas cada uma, com presença de 17 mulheres.

A formação iniciou dia 28 de março com aulas teóricas e práticas, como a produção de aceiros e queimadas controladas. Todo o treinamento foi conduzido pelos profissionais do Prev Fogo e está inserido no Programa de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF), coordenado pela Sema.

Para a bióloga Érica Aparecida Oliveira Guedes, 23 anos, foi uma experiência única. “Não é pra qualquer um, porque é difícil, é um trabalho pesado. É diferente de tudo que já fiz. Devido à minha formação, entendo a importância da preservação do bioma Cerrado – muito ensinada no curso – sendo fundamental para a saúde pública”, explica.

”Os instrutores das duas turmas avaliaram que essas foram as melhores que tiveram, devido ao alto nível de interesse e integração dos cursandos em todas as atividades propostas” – Pedro Paulo Cardoso, diretor de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Brasília Ambiental

Érica é voluntária no Brasília Ambiental, no momento atuando na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), na área de monitoramento de mamíferos de médio e grande porte. Ela diz que a formação lhe proporcionou condições de concorrer aos editais 2022 para a contratação de brigadistas. Oportunidade que garante que não vai desperdiçar. “Este ano, com certeza, estarei em uma das equipes de prevenção e combate aos incêndios florestais do Distrito Federal”.

Já a advogada Amanda Victória Marques Rodrigues, 27 anos, ressalta que seu interesse em fazer o curso está totalmente ligado à proteção ambiental. “Quero contribuir para proteger a fauna e a flora do nosso cerrado. Tenho formação de brigadista predial, mas gostei muito de participar desta formação de brigadista florestal”.

Suriel Apolinário dos Santos, 38 anos, também concluinte do curso, endossa a opinião de suas colegas de turma: “O que me motivou a fazer o curso foi ter mais contato com a natureza e cooperar no combate contra o fogo. É muito bom saber que em algum momento posso cooperar para que a natureza seja preservada, animais resgatados”. E acrescenta: “Vou me inscrever para todos os editais e também aguardar mais cursos que o Brasília Ambiental ofereça”.

Foram formadas duas turmas, de 25 pessoas cada uma, que tiveram significante participação feminina: entre os concluintes estavam 17 mulheres

Aproveitamento

O diretor de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (DPECIF) do Brasília Ambiental, Pedro Paulo Cardoso, destacou que o aproveitamento das duas turmas foi muito positivo e superior ao esperado. ”Os instrutores as duas turmas avaliaram que essas foram as melhores que tiveram, devido ao alto nível de interesse e integração dos cursandos em todas as atividades propostas”.

O diretor anuncia que o lançamento do edital de contratação de brigadistas do instituto está previsto para ocorrer na segunda quinzena de maio, com contratação dos profissionais em junho.

Para a superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), Rejane Pieratti, o fundamental da formação é que os novos brigadistas tenham consciência da importância da nova profissão deles. “O que eles aprenderam no curso foi proteger e impedir que o fogo tome conta de áreas protegidas, porque os nossos parques são, antes de mais nada, unidades de conservação. Protegendo-as, eles passam a ser protetores das nossas vidas”, enfatiza.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...