19.5 C
Brasília
03 fev 2026 04:25

UPAs e emergências de hospitais serão prioridades de lotação para novos servidores da Saúde

Solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira (22) e reuniu mais de mil profissionais nomeados em janeiro e empossados neste mês.

Mil cento e trinta e um profissionais de saúde que tomaram posse em fevereiro participaram de solenidade de acolhimento nesta segunda-feira (22) no auditório do Museu da República. Eles fazem parte dos 1.455 aprovados em concurso do governo de Brasília e nomeados em 14 de janeiro deste ano. Ao todo, são 357 médicos, 22 auxiliares em saúde, 626 técnicos de enfermagem, 5 cirurgiões-dentistas, 83 enfermeiros e 38 especialistas em saúde.

“Apesar de todas as dificuldades, estamos fazendo um esforço muito grande para melhorar a qualidade da saúde em Brasília”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg, que esteve na abertura da cerimônia. O chefe do Executivo destacou que foi autorizada a duplicação de jornada, de 20 para 40 horas, de 349 servidores da rede em várias especialidades. “Isso demonstra o compromisso de garantir à população um atendimento de qualidade.”

Após a abertura da solenidade, os profissionais acompanharam palestra sobre humanização no atendimento e, até as 17 horas, equipes da Secretaria de Saúde estarão no museu para que os novos servidores assinem o ato de exercício e sejam informados da unidade de lotação. Em seguida, eles devem se apresentar ao local de trabalho para serem incluídos na escala de serviço. Até o fim da semana, todos que passarem por esse processo já deverão estar trabalhando, de acordo com a pasta.

“Estamos priorizando UPAs [unidades de pronto-atendimento] e emergências de todos os hospitais”, explicou o secretário de Saúde, Fábio Gondim, sobre a lotação dos novos profissionais. O aumento no quadro de pessoal também ajudará na reabertura do Centro Obstétrico de Santa Maria — fechado para partos desde julho de 2015 — e reforçará os trabalhos no Hospital Materno-Infantil de Brasília.

Duplicação – O aumento na jornada de servidores da Saúde, uma das demandas da categoria, foi autorizado em 4 de dezembro pela Câmara de Governança Orçamentária, Financeira e Corporativa do Distrito Federal. Essas aprovações pelo grupo são feitas quando há disponibilidade financeira e orçamentária. O próximo passo para efetivar a ampliação é a publicação no Diário Oficial do DF, que deve ocorrer em breve, segundo a secretaria.

Também participaram da cerimônia a subsecretária de Gestão de Pessoas, Flavia Cáritas, e o presidente do Conselho de Saúde do DF, Helvécio Ferreira.

Fonte: Agência Saúde DF

Destaques

Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Saúde do trabalhador: população ganha acesso ao painel de Vigilância à Saúde do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Infarto agudo do miocárdio é a principal causa de mortes no DF para pessoas entre 30 e 69 anos

Óbitos por diabetes, tiro e AVC têm redução, mas...