Gestão de Ibaneis realiza 5ª Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa, nessa sexta (18)

Na próxima  sexta-feira (18)  será realizada a 5ª Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa (5ªCDDPI). Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, o evento ocorrerá de forma virtual, em decorrência da pandemia da Covid-19.

A Conferência é organizada pelo Conselho dos Direitos dos Idosos do Distrito Federal (CDI/DF), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). “É uma oportunidade que temos de reunir governo e sociedade civil para dialogarem juntos a melhoria das ações voltadas às pessoas idosas. Queremos encontrar novas formas para que elas sejam protagonistas de suas próprias vidas”, explica a secretária da Sejus, Marcela Passamani.

Os participantes vão debater o acesso dessa população, por exemplo, à saúde, assistência social e previdência, educação, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer, além do enfrentamento às violações de direitos humanos e as formas de controle social na geração e implementação das políticas públicas. Também está em pauta o enfrentamento das dificuldades vivenciadas no atendimento à pessoa idosa em entidades governamentais e não governamentais e a busca de estratégias conjuntas para a garantia dos seus direitos e efetivação de políticas públicas para este segmento.

Idosos no DF: Mais de 300 mil idosos vivem no Distrito Federal, número que tem crescido a cada ano acompanhando a tendência demográfica mundial e nacional. Segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa do DF pode chegar a 565 mil, em 2030. Este cenário reforça a necessidade de se pensar, cada vez mais, políticas voltadas para essa população, em especial nas áreas de previdência, saúde, proteção social e de integridade.  As Regiões Administrativas que concentram o maior número de idosos são Ceilândia, Plano Piloto e Taguatinga.  Esses dados fazem parte do estudo Retratos sociais 2018 – A população idosa no Distrito Federal, realizado pela Codeplan

Canais de Denúncia

A violação de direitos contra a pessoa idosa pode ser denunciada pelo Disque 100, que é o principal canal de comunicação. Além disso, a denúncia também pode ser feita pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil. No Pacto, também está previsto para ser formalizado o aplicativo Proteja-se, desenvolvido pela Sejus, sendo considerado o principal convênio já assinado entre o MDH e o Governo do Distrito Federal (GDF).

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...

CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou,...

Carol Dartora aciona TSE para impedir retrocesso no financiamento de candidaturas negras

Por Kleber Karpov A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) encaminhou...

Destaques

Queima de lixo e vegetação é crime ambiental e eleva risco de incêndio durante o período de seca

Por Kleber Karpov A queima de lixo, vegetação e restos...

Secretaria libera R$ 42,1 milhões para pagamento do Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social

Por Kleber Karpov Um total de R$ 42,1 milhões foi...

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...