18.5 C
Brasília
05 dez 2025 07:27

Secretaria de Saúde lança boletim sobre nutrição da população acompanhada pela Atenção Primária do DF

Dados foram coletados entre 2015 e 2020 e subsidiam ações para promoção da saúde

A Gerência de Serviços de Nutrição (Gesnut) da Secretaria de Saúde lançou neste mês o Boletim Informativo sobre o estado nutricional da população acompanhada pela Atenção Primária à Saúde (APS) no Distrito Federal. Os dados referem-se ao período de 2015 a 2020 e foram gerados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde.

Os resultados são apresentados por faixa etária, além de gestantes. A avaliação é feita com base no Índice de Massa Corporal (IMC), indicador utilizado para avaliar a proporção do peso e altura dos indivíduos. “O IMC é reconhecido como o indicador padrão internacional para diagnóstico do estado nutricional – magreza, eutrofia, sobrepeso e obesidade”, explica a gerente de Serviços de Nutrição, Carolina Gama.

Segundo ela, esse monitoramento é importante, pois várias doenças estão relacionadas ao estado nutricional. Carolina cita como exemplos diabetes e hipertensão, que estão associadas ao sobrepeso e à obesidade.

Os idosos registraram um aumento percentual em 2020 em relação a 2015, sendo que 55% deles estão com excesso de peso

Resultados

No grupo de crianças de 0 até 5 anos, houve uma redução do excesso de peso nos últimos seis anos. Esse é um marco positivo, pois, de acordo com a gerente da Gesnut, crianças que estão acima do peso têm maiores chances de desenvolver doenças crônicas na idade adulta, tais como obesidade, diabetes e hipertensão.

Já na faixa etária de 5 a 10 anos, aumentou tanto o excesso (28% dessa população) quanto o déficit de peso (em torno de 6%). “O preenchimento dos dados dos marcadores de consumo alimentar do Sisvan é escasso, o que nos impede de fazer correlações ao estado nutricional, mas ao relacionar os achados com estudos e pesquisas nacionais, observa-se tanto o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados como a redução dos alimentos saudáveis, tais como frutas, legumes e verduras”, aponta Carolina.

Entre os adolescentes, nota-se que nos anos avaliados, no geral, houve crescimento percentual no que tange ao excesso de peso (em torno de 35%) e manutenção no déficit (em torno de 4%).

O percentual de adultos acima do peso foi o maior verificado entre os grupos acompanhados (em torno de 70%). Já o déficit, apresentou o menor valor quando comparado aos demais anos avaliados (1,9%).

Os idosos registraram um aumento percentual em 2020 em relação a 2015, sendo que 55% deles estão com excesso de peso. Quando se verifica o déficit, nota-se que mais de 10% estão nessa condição.

No grupo de gestantes, constata-se aumento no excesso de peso e redução no déficit. Entre os públicos analisados, elas apresentaram o maior percentual no tocante ao déficit de peso (14,55%). Esse dado traz um alerta, de acordo com a gerente da Gesnut, pois “o baixo peso durante a gestação pode estar associado a carências nutricionais e pode resultar em parto prematuro e outras complicações”, alerta.

Boletim

O boletim sobre o estado nutricional da população acompanhada pela Atenção Primária é uma atitude de vigilância e tem por objetivo  subsidiar os gestores da SES e os profissionais de saúde para que  planejem ações mais efetivas de promoção da saúde e  prevenção de doenças não transmissíveis. Além disso, visa promover uma reflexão na população em relação ao autocuidado e aos cuidados de seus familiares.

Carolina ressalta que o panorama apontado pelo boletim se refere à população acompanhada pela atenção primária e não reflete a população do Distrito Federal como um todo.

A publicação será produzida anualmente pela Gerência de Serviços de Nutrição (Gesnut), subordinada à Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde (Sais), da SES/DF, trazendo informações relacionadas ao estado nutricional dos indivíduos acompanhados pela APS no Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...