22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:16

Pandemia: DF Legal atuou em mais de 540 mil vistorias

Foram 528 estabelecimentos multados e 1.853 interditados por descumprimento de medidas sanitárias

Após ultrapassar os 300 dias de fiscalização aos protocolos de combate à Covid-19, a Secretaria DF Legal alcançou a marca de 541.750 vistorias ao comércio por todo o Distrito Federal. Desse total, 528 foram multados e 1.853 foram interditados por descumprimento de medidas sanitárias. Os dados se referem ao período entre os dias 23 de março de 2020 e 17 de janeiro de 2021.

A Secretaria DF Legal dá ênfase às fiscalizações de atividades comerciais, como bares, restaurantes, feiras, shoppings, entre outros. Nesse período, a pasta se dedicou desde as ações educativas, ainda no início da pandemia, até medidas mais duras, como a interdição de comércios que insistem em colocar em risco a vida dos brasilienses.

Diariamente são convocadas cinco equipes por turno, de domingo a domingo, para a fiscalização de estabelecimentos comerciais por todo o Distrito Federal. Nesse período, mais de 82 mil pessoas foram abordadas, sendo que 240 foram multadas por se recusarem a usar máscaras, até o último domingo (17).

Operação Pronto-Emprego

Apesar da dedicação à fiscalização ao comércio, maior foco de transmissão da Covid-19, a Secretaria DF Legal continuou sua atuação frente ao combate às invasões de terras públicas e ao descarte irregular de resíduos sólidos.

Em todo o ano de 2020, a pasta alcançou a marca de mais de 2,5 milhões de m² devolvidos à população, por meio da Operação Pronto-Emprego. Desde agosto do último ano, a atual gestão da secretaria tem atuado para evitar a consolidação de ocupações irregulares. As equipes recebem denúncias, por meio de ouvidorias e demandas de administrações regionais, e em um prazo de 72 horas respondem com ações.

Com isso, foi possível reduzir a área grilada no Distrito Federal, os desgastes sociais, ambientais, políticos e financeiros, tanto para o Estado quanto para quem comete irregularidades.

“No que pese as medidas para o combate a disseminação do novo coronavírus no Distrito Federal, mantivemos vigilância não apenas sobre o comércio, mas também ao combate de invasões e ao descarte irregular de resíduos sólidos. Com isso, mantivemos a qualidade de vida da população e demos dignidade para aqueles que estavam em risco eminente de contrair a Covid-19”, destaca o secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira.

No mesmo período, a fiscalização aos grandes geradores de resíduos sólidos realizou 1.346 vistorias e aplicou 34 multas. Mais de 17 mil vistorias foram feitas em canteiros de obras e aplicadas 333 multas por descarte irregular. Ainda houve a fiscalização a 313 locais onde estavam depositados resíduos perigosos a saúde, como em áreas onde catadores se concentram de forma irregular.

Painel da Força-Tarefa do GDF de Combate à Covid-19 de 23 de março a 17 de janeiro (302 dias)

Comércio

Vistorias ao Comércio: 541.750

Vistorias em Shoppings: 69

Vistorias à feiras: 4.778

Ambulantes retirados: 12.783

Estabelecimentos fechados compulsoriamente: 24.614

Estabelecimentos multados por descumprimento de medidas sanitárias: 528

Estabelecimentos interditados: 1.853

Máscaras

Pessoas abordadas: 82.225

Máscaras distribuídas: 238.026

Multas pelo não uso de máscaras: 240

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...