20.5 C
Brasília
16 dez 2025 03:53

Universidades desenvolvem apoio a diagnóstico de covid-19 com raio-x

Método usa apoio de inteligência artificial

Por Jonas Valente 

Três universidades do Paraná desenvolveram um método de apoio a diagnósticos de causas de pneumonia empregando inteligência artificial em procedimentos utilizando raio-x. O método pode auxiliar na detecção de covid-19. Até o momento, os pesquisadores conseguiram taxa de assertividade de 90% de detecção da doença.

A investigação está sendo desenvolvida por um grupo de pesquisadores de três instituições: Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Campo Mourão (UTFPR-CM).

Atualmente, exames de tomografias já são adotados como forma de identificar indícios do que pode ser uma complicação no pulmão em decorrência da infecção pelo novo coronavírus. Este tipo de procedimento contribui para a análise clínica que já é admitida como forma de confirmação de casos em mudanças recentes divulgadas pelo Ministério da Saúde.

A diferença do sistema desenvolvido pelos pesquisadores paranaenses é o auxílio de análises realizadas por meio de inteligência artificial para realizar a avaliação do que causou uma pneumonia a partir de raios-x da região do tórax. Dentre as motivações, a tecnologia identificou os casos de covid-19 com taxa de acerto de 90%.

Rodolfo Pereira, idealizador da pesquisa e estudante do Programa de Pós-Graduação em Informática da PUC-PR, explica que a solução foi pensada a partir da demanda de encontrar formas de diagnosticar a covid-19, mas que pode também servir para indicar o quadro relacionado a uma pneumonia e subsidiar a indicação de tratamento pelos médicos.

Ele destaca que o sistema não é uma forma autônoma de diagnóstico, mas um recurso de apoio que pode ser útil uma vez que parte de imagens de raio-x e dispensa o uso de um tomógrafo. “A gente acredite que o sistema não é 100% seguro. Mas a questão é que a máquina de raio-x é presente em muitos postos de atendimento, inclusive em cidades do interior”, salienta.

“Em um cenário mais caótico, um sistema como este poderia ser útil em um momento de primeira triagem. Ou do pessoal que está no interior e precisa ser encaminhado para outros locais para ter diagnóstico mais apropriado. Tomografia é exame mais caro, mais custoso e talvez demore mais”, complementa o professor do Programa de Pós-Graduação em Informática da PUC-PR Carlos Silla, orientador da pesquisa.

Agora as equipes pretendem apresentar o projeto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) com vistas a firmar parcerias com hospitais. Isso porque o sistema melhora na medida em que se analisam mais imagens. Até o momento, ele avaliou 1.144 imagens de pneumonias. Mas com o aumento da base de dados a taxa de acerto também pode ser ampliada.

Fonte: Agência Brasil

Moraes pede extradição de Alexandre Ramagem aos Estados Unidos

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

PF não mede “estatura política” ao investigar desvios em emendas, diz diretor

Por Kleber Karpov O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei...

Deputada Lucinha se torna ré no Rio por envolvimento com milícia

Por Kleber Karpov O Órgão Especial do Tribunal de Justiça...

Bolsas de estudo para graduação no UDF abrem 74 vagas no DF

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou...

Semáforos inteligentes devem modernizar 470 cruzamentos no DF

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Chico Vigilante enquadra Zezé Di C(amargo) por “ataques covardes às filhas de Silvio Santos”

Por Kleber Karpov O deputado distrital Chico Vigilante (PT) repudiou...

Aplicativo do Metrô-DF ganha canal de denúncias sobre segurança em tempo real

Por Kleber Karpov O aplicativo do Metrô-DF implementou uma nova...

Destaques

Moraes pede extradição de Alexandre Ramagem aos Estados Unidos

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

PF não mede “estatura política” ao investigar desvios em emendas, diz diretor

Por Kleber Karpov O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei...

Deputada Lucinha se torna ré no Rio por envolvimento com milícia

Por Kleber Karpov O Órgão Especial do Tribunal de Justiça...

Bolsas de estudo para graduação no UDF abrem 74 vagas no DF

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou...

Semáforos inteligentes devem modernizar 470 cruzamentos no DF

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...