Mesmo com a seca, prevenção contra a dengue continua no DF

Só nesta terça-feira, equipes do Sanear Dengue, inspecionaram 1.312 imóveis no Setor Leste do Gama

Gizella Rodrigues, da Agência Brasília

O trabalho de prevenção contra à dengue não para nem na época de seca. Mesmo sem chover no Distrito Federal há 32 dias, a equipe do Sanear Dengue continua a inspecionar imóveis em busca de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Nesta quarta-feira (17), os agentes de saúde, com apoio de militares do Corpo de Bombeiros, passaram pelo Setor Leste do Gama. Durante o dia de trabalho, eles inspecionaram 1.312 imóveis e trataram 229 depósitos que poderiam acumular água.

A ação envolveu 90 pessoas entre agentes de saúde e bombeiros. Eles percorreram seis quadras da região, que tem um alto índice de casos da doença. Ao lado de Ceilândia e Santa Maria, o Gama tem mais de 3 mil casos prováveis. Observa-se em 2020 um aumento de 34,1% no número de casos prováveis, quando comparado ao mesmo período de 2019, em que foram registrados 27.251.

A Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) atua em todo o DF e as ações são focadas nas localidades com mais casos. Além de vistoriar imóveis, a equipe utiliza armadilhas para capturar mosquitos, aplica UBV pesado (fumacê), coloca solução na água para matar larvas e recolhe lixo e inservíveis.

“Nosso trabalho nunca para. No período de estiagem, ocorre uma queda de casos. Mas o trabalho de prevenção continua a ser feito”, afirma Edgar Rodrigues, diretor de Vigilância Ambiental. “Infelizmente, ainda temos encontrado situações de conforto para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É muito fácil para ele se alastrar. Basta ter um recipiente que possa acumular água para ele ter o berçário perfeito. E podem ser muitos ovos em apenas um local”, enfatizou.

Na quadra 50 do Setor Leste, todo mundo conhece alguém que teve dengue. Agnaldo Rosa ficou doente e conhece três pessoas na rua dele que também foram infectadas. “Foi logo no começo da pandemia, não sabia se era dengue ou Covid-19. É a sensação mais horrível do mundo, não desejo pra ninguém”, diz. Francisca Carvalho, diz que mantém a casa limpa, mas não esconde a preocupação com o vizinho. “Aqui a gente mora em chácara e tem muitos casos. Aqui em casa nunca teve ninguém com dengue. Mas não adianta eu limpar minha casa e o vizinho não limpar a dele. Nem planta eu tenho”, afirma.

Nesta quarta-feira, moradores de 16 imóveis se recusaram a receber as equipes. Edgar Rodrigues explica que a população costuma receber os agentes, mas a pandemia de coronavírus tem dificultado o trabalho. “Mudamos o procedimento, só entramos no quintal, nos cômodos da casa não tem como porque não queremos aumentar os casos de Covid-19. Mas tem gente que não quer ter contato”, relata.

Um total de 478 imóveis estavam fechados. Quando isso ocorre, as equipes têm utilizado drones para auxiliar no trabalho.

Na segunda e terça-feira, a equipe do Sanear Dengue passou por Sobradinho II e Santa Maria e inspecionou 5.752 depósitos de água. Em Sobradinho II, que recebeu a ação na segunda-feira (15), a equipe visitou cinco localidades: Buritizinho, Vale do Sol e Condomínio Mansões Sobradinho. Em Santa Maria, terça-feira (16), ao todo foram oito quadras, totalizando, nas duas regiões, a visitação de 2.207 imóveis.

Fonte: Agência Brasília

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...

IGESDF prepara profissionais para tornar atendimento no SUS mais ágil e eficiente

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Solidariedade feita à mão leva 80 turbantes a pacientes oncológicas do Hospital de Base

Por Kleber Karpov Um mutirão de artesanato movido pela solidariedade...

Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos (SP)

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Destaques

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...