26.5 C
Brasília
21 mar 2026 19:32

Saúde testou quase 10 mil moradores de regiões vulneráveis

Em quatro dias de ação itinerante, 392 cidadãos testaram positivo para a Covid-19

Agência Brasília*

A população das regiões vulneráveis do Distrito Federal continua sendo testada para o novo coronavírus. Em quatro dias, a ação da Secretaria de Saúde fez o exame em 9.464 brasilienses e diagnosticou a doença em 392. O objetivo da Testagem Itinerante é detectar a Covid-19 nas áreas mais remotas do DF, em pessoas sintomáticas ou que tenham histórico de contato com algum caso confirmado.

Na ação realizada nessa segunda-feira (25), 139 cidadãos testaram positivo para a Covid-19. A Estrutural foi a região com mais confirmações, com 61 testes positivos, em seguida o Sol Nascente, com 24, e São Sebastião, com 20. Também houve registro, durante a testagem, de 12 casos no Porto Rico, 11 no Córrego do Arrozal, oito no Itapoã e dois em Brazlândia (essa região recebe tanto a testagem itinerante, quanto o teste por meio do drive-thru).

Na mesma data, não houve registro da doença nos testes realizados na Vila Planalto, Cobra Coral, Vila Cauhy, Posto Fercal, Pôr do Sol, Vila São José (Vicente Pires), Morro do Macaco (Samambaia) e Engenho das Lages.

As ações começaram na quarta-feira (20), tendo como meta expandir a aplicação dos testes rápidos para os locais que não foram alcançados pelos postos de drive-thru. A iniciativa prevê, ainda, a distribuição de máscaras de tecido e kits de higiene e saúde bucal à população, além de reforçar as orientações quanto às medidas de prevenção.

A expectativa é atender 27 locais do Distrito Federal até o dia 6 de junho. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Diferente dos pontos de drive-thru, a população desses locais não precisa fazer o agendamento no site testa.df.gov.br. Contudo, a equipe de saúde pode fazer o cadastro do cidadão na hora, caso ainda não tenha. O resultado é entregue em até 20 minutos.

Balanço

Até o momento, somando todas os dias em que a Testagem Itinerante ocorreu, a região da Cobra Coral foi a única que não teve detecções da doença por meio dos testes rápidos. Por outro lado, a Vila Cauhy foi a que mais registrou o novo coronavírus, durante a ação, com 67 resultados positivos. A Estrutural vem em seguida com 61, Sol Nascente com 48, Morro do Macaco (Samambaia) com 46 detecções e São Sebastião com 42.

O Posto Fercal teve, em quatro dias, 30 confirmações, Itapoã apresentou 25, Pôr do Sol, 23, e Condomínio Porto Rico detectou 19 casos, Córrego do Arrozal e Vila São José (Vicente Pires) tiveram 11 positivos. Os menores registros foram no Engenho das Lages (4), Vila Telebrasília e Brazlândia (2) e Varjão (1).

*Com informações da Secretaria de Saúde

Edição: Freddy Charlson

Fonte: Agência Brasília

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...