27.5 C
Brasília
28 abr 2024 13:58


Você testou positivo para o coronavírus? Atente-se às recomendações

Prevenir é o melhor remédio. Disso não há dúvidas. Em especial quando se trata do novo coronavírus. No entanto, mesmo tomando todos os cuidados, existe, sim, o risco de ser infectado. E, nesses casos, testando positivo para a doença, é preciso também tomar uma série de cuidados. O objetivo é não levar a covid-19 adiante: seja entre familiares, amigos ou desconhecidos. Então, se você testou positivo para o coronavírus ou conhece alguém que foi infectado, fique atento às recomendações.

A primeira delas é: caso você se sinta doente, com sintomas de gripe, como febre e tosse, não fique em contato com outras pessoas. Se mora com a família, se isole em seu quarto. Se mora com amigos, vale o mesmo. Fique 14 dias em casa, em isolamento social. Importante: apenas procure um hospital caso sinta falta de ar.

Se você testou positivo para o coronavírus, é importante ainda manter o uso diário da máscara: o tempo todo, sim! Em especial, se você vive com outras pessoas dentro de casa. “Lembrando sempre de não tocar a máscara com as mãos durante o uso. Apenas nas laterais: para colocar e tirar. Esse cuidado é muito importante”, salienta o presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho.

Foi infectado pelo coronavírus? Cuidados estendem-se ao banheiro e cozinha da casa

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), é necessário ainda ter cuidado até ao cozinhar e utilizar o banheiro. Para mexer com alimentos, a recomendação é usar máscara de proteção o tempo todo. E, quando depois de usar o banheiro, as mãos devem ser lavadas com água e sabão e o vaso, pia e outras superfícies também devem ser desinfectados com álcool ou água sanitária.

O órgão indica também que toalhas de banho, talheres, copos e outros objetos de uso pessoal devem ser lavados separadamente e com álcool ou água sanitária. “Todos os objetos de uso pessoal devem ser desinfectados cuidadosamente. Isso é fundamental para o controle do vírus”, afirmou o infectologista Julival Ribeiro, durante entrevista à TV SindMédico.

Sofás, cadeiras, tudo o que precisa ser compartilhado com outros moradores da casa, devem ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool. Até o lixo produzido deve ser separado e descartado com cuidado. As janelas de todos os cômodos da residência devem ser mantidas abertas e, para quem está em isolamento no quarto, lembre-se: sua porta deve ficar fechada.

Veja, abaixo, outras recomendações do Ministério da Saúde em caso de infecção pelo coronavírus:

  • Os demais moradores da casa devem dormir em outro cômodo, longe da pessoa infectada.
  • Manter a distância mínima de 1 metro entre o paciente e os demais moradores.
  • Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.
  • Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores ficam em isolamento por 14 dias também.
  • Caso outro familiar da casa também inicie os sintomas leves, ele deve reiniciar o isolamento de 14 dias. Se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar, ele deve procurar orientação médica.

Fonte: SindMédico-DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever