18.2 C
Brasília
15 abr 2026 04:26

Governo lança aplicativo que lista devedores da União

É possível fotografar nota fiscal para descobrir inadimplentes

Por Wellton Máximo

A partir desta semana, os cidadãos podem consultar, pelo celular, as dívidas de empresas e de pessoas físicas com a União. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) lançou um aplicativo que facilita o acesso à lista de inadimplentes com o governo federal.

Chamado de Dívida Aberta e disponível para smartphones com os sistemas Android e iOS, o aplicativo permite fotografar o código QR (desenho de um código) impresso na nota fiscal e descobrir a situação de um estabelecimento. Também é possível localizar as empresas devedoras mais próximas por meio do GPS.

O aplicativo relaciona o nome comercial das empresas à razão social, muitas vezes diferente da marca divulgada. Para manter a privacidade, o georreferenciamento (localização por GPS) não está disponível para as pessoas físicas, apenas para empresas. A situação das pessoas físicas, no entanto, poderá ser verificada por meio da consulta ao CPF.

Entre os débitos listados pelo aplicativo estão tributos, contribuições previdenciárias em atraso e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de funcionários não depositado. Segundo a procuradoria, os débitos parcelados, garantidos ou com exigibilidade suspensa (suspensos pela Justiça) não estão apresentados na consulta.

Atualmente, existem 5,5 milhões de devedores inscritos na Dívida Ativa da União que não tentaram regularizar a situação. De acordo com a procuradoria, os débitos somam R$ 1,9 trilhão.

Segundo o Ministério da Economia, o aplicativo tem como objetivo estimular o consumo consciente e aumentar a transparência das informações da dívida ativa e do FGTS. Atualmente, a procuradoria  atualiza, a cada três meses, a lista de devedores da União na internet, numa seção do site do órgão chamada de dados abertos.

A procuradoria também fornece informações sobre os contribuintes que renegociaram a dívida ativa. O cidadão pode consultar a situação na seção Painel de Parcelamentos, no site da procuradoria.

Fonte: Agência Brasil

GDF começa a reformular a Nota Fiscal de Serviços (NFS-e)

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF), por...

Planaltina recebe 12 novos ônibus escolares para atender até 1,4 mil alunos de área rural

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) reforçou...

Alexandre Ramagem é preso pelo ICE nos Estados Unidos

Por Kleber Karpov O ex-deputado federal Alexandre Ramagem foi preso...

Violência sexual aumenta riscos cardiovasculares em mulheres

Por Kleber Karpov Um estudo baseado em dados oficiais do...

Financiamento de veículos registra alta de 12,8% e tem melhor primeiro trimestre desde 2008

Por Kleber Karpov O financiamento de veículos no Brasil registrou...

Destaques

GDF começa a reformular a Nota Fiscal de Serviços (NFS-e)

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF), por...

Ponte Honestino Guimarães recebe reforma e obras de recapeamento para melhorar mobilidade no Lago Sul e região

Por Kleber Karpov Uma série de obras de manutenção e...

Planaltina recebe 12 novos ônibus escolares para atender até 1,4 mil alunos de área rural

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) reforçou...

Diagnóstico precoce da doença de Chagas pode evitar danos graves ao coração

Por Kleber Karpov Em alusão ao Dia Mundial da Doença...

Carreta da Mamografia oferece exames gratuitos na Estrutural e na Rodoviária do Plano Piloto nesta semana

Por Kleber Karpov A unidade móvel da Fundação Laço Rosa,...