Saúde oferta 2 mil vagas de mamografias por mês no DF

Consultas e exames iniciais são realizados na unidade básica de saúde de referência

Por Alline Martins

Um nódulo fixo no seio e, geralmente, indolor. Este pode ser o primeiro sinal de alerta para que as mulheres busquem uma unidade de saúde para consulta e exames destinados a confirmar ou descartar um câncer de mama. A estimativa é de mil novos casos no Distrito Federal, anualmente.

O primeiro atendimento é feito em unidade básica de saúde, que solicita exames e faz o encaminhamento em caso de desconfiança da doença. “A detecção precoce é importante e pode ser feita por meio de exames diagnósticos, como a mamografia de rastreamento, além do autoexame das mamas como medida de autocuidado”, observa a referência técnica distrital de Oncologia, Érica Batista.

Atualmente, a Secretaria de Saúde oferta uma média de 2 mil vagas de mamografia por mês. Depois de solicitado o exame, a paciente entra para o sistema de regulação e pode aguardar de três a 30 dias para realizá-lo. As unidades com mamógrafos são os hospitais de Taguatinga, Samambaia, Sobradinho, Gama, Base, Materno Infantil de Brasília, Universitário de Brasília, além do Centro Radiológico de Taguatinga.

As diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer de mama preconizam a oferta de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos. As mulheres devem ser orientadas sobre riscos e benefícios do rastreamento mamográfico para que exerçam o seu direito de fazer ou não o exame de rotina.

Tratamento

Segundo Érica Batista, o câncer de mama pode ser tratado por cirurgia, quimioterapia e radioterapia. “Em alguns casos, recomenda-se o tratamento com hormonioterapia por cinco anos”, completa.

Quando o paciente tem diagnóstico de câncer, o atendimento oncológico ocorre nos hospitais de Base, Sobradinho, da Asa Norte e de Taguatinga, além do Hospital Universitário de Brasília (HUB), que tem contrato com a Secretaria de Saúde.

Os hospitais de Base, Regional de Taguatinga e o HUB oferecem a quimioterapia. Já o HBDF e HUB oferecem, também, a radioterapia, serviço contratado em unidades privadas. Hoje, no DF, os pacientes com câncer são atendidos dentro do prazo preconizado: até 60 dias após o diagnóstico.

Fonte: Agência Saúde DF

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...