18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:47

Ministério da Saúde lança Campanha de Amamentação e amplia rede de assistência

No DF, o Agosto Dourado terá diversas atividades ao longo do mês

Incentivar a amamentação é o objetivo da campanha anual promovida pelo Ministério da Saúde, lançada nesta quarta-feira (31), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília. A ação marcou o início da Semana Mundial de Amamentação 2019, que ocorre na primeira semana de agosto, mês de valorização do aleitamento materno, também conhecido como Agosto Dourado.

Na ocasião, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou a portaria que habilita 39 unidades hospitalares em todo o país como Hospital Amigo da Criança, para qualificar ainda mais a atenção à saúde da gestante e do bebê no país. No caso do Distrito Federal, a unidade beneficiada foi a Casa de Parto de São Sebastião. O local, referência para a rede, tem índice de satisfação de 99% do público atendido.

“Isso é um reconhecimento do trabalho da Casa de Parto na atenção à mulher e à criança e, financeiramente, a Secretaria de Saúde terá um ganho a mais, de recurso federal, para investir nas ações do local. Esse recurso deve subir de, em torno de 10%, para quase 27%”, informou a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e do Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde do DF, Miriam Santos.

Com a medida, o Ministério da Saúde repassará um total de R$ 2 milhões ao ano para o custeio dessas 39 unidades hospitalares em diversas unidades da federação. Atualmente, o Brasil possui 317 hospitais Amigos da Criança, e repassa, anualmente, R$ 9 milhões para a iniciativa, que visa a reorganização das práticas hospitalares, para aumentar as taxas de amamentação.

“Aqui no DF, temos 15 bancos de leite, sendo que 10 pertencem a Secretaria de Saúde. Temos um trabalho de excelência, que sempre reforça a importância da amamentação para a saúde das crianças, pois é a melhor fonte de nutrição infantil”, ressaltou o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, representando no evento o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

CAMPANHA – O slogan deste ano é “Amamentação. Incentive a família, alimente a vida” e reforça o tema anual da Semana Mundial de Amamentação da World Alliance for Breastfeeding Action (Waba): “Capacite os pais, permita a amamentação” (tradução livre). Ele apoia e incentiva a família que está amamentando e mostra a importância deste momento para o bebê.

Neste ano, o destaque da campanha é para a necessidade do amparo de toda a rede de apoio aos pais (família, amigos, profissionais de saúde, etc), em especial às mulheres que estão amamentando. “A campanha também vai focar no pai, que é um grande suporte para a mãe na amamentação”, ressaltou o ministro da Saúde.

“A campanha tem ainda a finalidade de reforçar a amamentação até os dois anos de idade, sendo de forma exclusiva até os seis meses. Isso é fundamental para a saúde das crianças”, destacou Okumoto.

Semana mundial

A Semana Mundial de Amamentação ocorre em 170 países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A Waba define, a cada ano, o tema a ser trabalhado. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada país, a fim de que sejam obtidos mais e melhores resultados do evento.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país.

Agosto Dourado

Para marcar a 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da Lei nº 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado.

O dourado faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês. A lei brasileira sugere que prédios públicos sejam iluminados com a cor dourada em homenagem à amamentação.

Eventos DF

Para celebrar o Agosto Dourado, a Secretaria de Saúde promoverá diversos eventos. O maior deles será no Parque da Cidade, no domingo (4), com orientações de saúde, atividades lúdicas e mamaço (centenas de mães reunidas para amamentar). A atividade é gratuita e se inicia às 9h, no estacionamento do Parque Ana Lídia.

Haverá, ainda, um seminário para servidores, a apresentação de um filme sobre o marketing que atrapalha a amamentação e um fórum, no fim do mês, com a participação de representantes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), para apresentar a rede de bancos de leite humano do DF. “Eles farão visitas aos nossos bancos de leite humano, públicos e privados”, ressaltou Osnei Okumoto.

Amamentação DF

O Distrito Federal é o único local do país com 100% de cobertura de bancos de leite e postos de coleta nas unidades públicas e privadas que possuem UTI neonatal. São 15 bancos de leite humano, sendo 10 deles pertencentes à Secretaria de Saúde, além de cinco postos de coleta, dois deles da pasta.

Nos bancos, são feitas ações de amamentação, coleta domiciliar, processamento do leite humano e distribuição. Nos postos, estas duas últimas etapas não são realizadas.

Fonte: Agência Saúde DF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...