17.5 C
Brasília
28 abr 2024 09:12


Sindate-DF encontra problemas em visita tendas de combate a dengue

Por Leandro Montes

Após o Governo do Distrito Federal intensificar as ações de combate à dengue, com centros específicos de atendimento para agir de forma emergencial no principal fator de atenção imediata à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypt, a direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), fiscalizou, na manhã desta segunda-feira (27/05), três dos locais que estão sendo realizados atendimentos. A fiscalização contou com o reforço do deputado Jorge Vianna (Podemos).

Candangolândia, Estrutural e Sobradinho II foram regiões com tendas de Hospital Campanha visitados pelos diretores, onde apontaram problemas logísticos e nas condições de trabalho dos profissionais de enfermagem que atuam nas ações de hidratação de pacientes com suspeita de dengue e que possuem classificação de risco única.

A ação, que teve início no último sábado (25/05), funcionará de domingo a domingo, das 7h às 19h. De acordo com a diretora do Sindate-DF, Isa Leal, os atendimentos na tenda da Candangolândia têm sido sobrecarregados por usuários das Regiões de Saúde Sul e Centro-Sul, por ser o mais próximo das regiões.

Servidores sem água e alimentação

Leal ressalta que os servidores foram notificados de última hora, na sexta-feira (24), que haveria as ações, e que, pelo curto prazo, não conseguiram se planejar. A diretora destaca que os trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde foram direcionados para os Hospitais Campanha, mas que devido às ações concentradas nas tendas, estão sendo sobrecarregados com atendimentos. Ela ainda observa que a Secretaria de Saúde não fez um planejamento estratégico de logística das ações, já que não há alimentação nem água para os profissionais. “Eles não se preocuparam com a questão de alimentação, prejudicando os servidores, que têm dado um jeito até na água. Eles estão tentando se ajustar”, conclui.

A pedido da direção do Sindate-DF, o deputado Jorge Vianna acionou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, para que os centros sejam expandidos para outras regiões de Saúde do DF mais afetadas pela doença, já que algumas estão funcionando com atendimentos sobrecarregados.

Conscientização

O Sindate enfatiza a necessidade da participação popular, de forma permanente, no combate ao mosquito transmissor da dengue, por meio da conscientização, eliminando as condições de reprodução do Aedes aegypti.

Confira o vídeo:

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever