25.5 C
Brasília
05 dez 2025 15:25

IHBDF é fiel da balança, na Saúde, para apoio de Rogério Rosso a candidato ao GDF

Condicionamento de apoio de Rosso do fim do IHBDF e da AGEFIS apontam para Ibaneis Rocha, por Rollemberg quer outros 11 hospitais com “novo modelo de gestão”

Por  Kleber Luiz

Após ser eliminado da corrida ao Palácio do Buriti, o presidente do PSD, deputado Rogério Rosso, lançou o desafio de eventual apoio a candidato no segundo turno. Quem se comprometer em acabar com o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) e a Agência de Fiscalização de Brasília (AGEFIS) celebra o ‘casamento’. As condições se contrapõem aos ‘cases’ e ‘xodós’ de candidato a reeleição, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), o que abre margem a Ibaneis Rocha (MDB) que deve dizer à condição imposta.

Se para Ibaneis é questão de Sim ou não, para Rollemberg se trata de ‘missão impossível’. Isso porque o IHBDF é uma das poucas referências que Rollemberg adotou na saúde. Mesmo sob protesto de profissionais de saúde, entidades ligadas à classe médica, questionada por parte da procuradoria do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Com o agravante de, após oito meses, permanecer com os velhos problemas.

Se soma a isso, o discurso de Rollemberg de reproduzir em outros “hospitais de grande porte”, a exemplo dos hospital Regional da Asa Norte (HRAN), e do Materno Infantil de Brasília (HMIB), a conversão para Serviço Social Autônomo (SSA), o Instituto. Ainda que, atualmente, o IHBDF, esteja com decisão do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), que a unidade seja convertida em Fundação de Direito Público, volte a realizar concursos públicos e licitações.

Institutos

Se nas propagandas eleitorais, Rollemberg se limitou a mencionar, a intenção de converter dois ou três hospitais em institutos, uma olhada no Plano de Governo do socialista (Veja na íntegra aqui), demonstra que o atual ocupante do Buriti vai além.

Sem mencionar o termo Instituto, ou SSA, uma das 16 Ações estruturantes, prevê no item 5: “Rever o modelo de gestão dos hospitais regionais de modo a garantir maior agilidade para abastecimento e contratações, fortalecendo a Rede Hospitalar do DF”. Ao todo, 11 hospitais são apontados para tais mudanças.

Reprodução: TSE/Plano de Governo de Rollemberg – Página 20

Credibilidade

Em entrevista veiculada, no domingo (7/Out), no programa SOS Brasília, do apresentador Ricardo Noronha, o jornalista e marketeiro político, Hélio Doyle, também ex-chefe da Casa Civil, lembrou que, a criação do IHBDF tem por finalidade, atender a população do DF.

Porém, este articulista, resgatou um episódio recente que envolveu o deputado distrital Wellington Luiz (MDB), ocasião em que o parlamentar foi barrado por tentar realizar fiscalização no Hospital, momento que governo desperdiçou a oportunidade de demonstrar o bom funcionamento da unidade. Ocasião em que chegou abordou a total falta de credibilidade do governador para falar direto à população, da eficiência do IHBDF.

Embora, tal negativa, não abordada no SOS Brasília, se esclarece com a denúncia de uma médica do IHBDF, sobre a morte de uma paciente idosa, de 74 anos, associado aos velhos problemas dos unidades de saúde, a exemplo da falta de equipamentos de reanimação cardiorrespiratória, de medicamentos, falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com o agravante, segundo denunciado, da falta de preparo de alguns profissionais, para prestar socorro a paciente.

Pontinho Azul

Reprodução: Youtube/TV Band

Em tempo, este articulista, durante a entrevista, lembrou do 1º confronto entre os presenciáveis, realizado pela TV Band (9/Ago), em que, durante os intervalos dos candidatos à presidência da República Federativa do Brasil, o consultor, Marcos Túlio Pires, do Google News Lab, demonstrou durante o debate, os interesses de buscas, dos usuários, em relação aos candidatos.

O caso chamou atenção, pois, para o Distrito Federal, a Saúde foi o tema de maior interesse captado pelo Google Trends, ao longo da transmissão do debate dos presenciáveis. Em especial, durante o segundo bloco dos debates, onde, em todo o país, o DF despontou como a principal preocupação do eleitor da capital do país, representado na cor azul.

IHBDF com os dias contados?

De um lado, Rollemberg convive com a falta de credibilidade para convencer a população sofre a eficiência do ‘case’ IHBDF, além de ameaçar os servidores públicos da Saúde de converter outros 11 hospitais em Instituto. Do outro, Rosso lança o desafio de pedir o fim do IHBDF, solução atualmente mantida em desobediência a decisão do TJDFT.

Ibaneis, por sua vez, ao longo da campanha, que reforça a necessidade de valorização dos servidores público, tende a se beneficiar com o apoio de Rosso. O funcionalismo público está de olho e, nas redes sociais, voltaram os olhares para o ‘outsider’ que surpreendeu no primeiro turno com os 42% dos votos válidos. Pelo jeito, os dias do IHBDF estão contados.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...