25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:02

GDF tenta intimidar o site Metrópoles e blogueiro por meio de ação judicial

Os veículos de comunicação e blogs do DF foram surpreendidos, no último sábado (02), com a notícia de que o governo do DF retirou um painel digital de propriedade do site Metrópoles, no SCS, e a ação judicial contra o blogueiro Kleber Karpov, do blog Política Distrital.

O painel digital do Metrópoles instalado na lateral de um prédio, no Setor Comercial Sul, sempre chamou a atenção pela ótima visibilidade e por manter informado quem circula pela região. O GDF alegou que estava retirando o painel por ter sido instalado de forma irregular. Porém, o Metrópoles justifica que a estrutura funcionava desde 6 de fevereiro com licença emitida pelo próprio governo.

De acordo com o Metrópoles, a ação governamental se deu após o painel expor conteúdo com críticas à gestão do governador Rollemberg. O portal informa que a estrutura digital é utilizada para a divulgação de conteúdos de natureza publicitária, como para a veiculação de serviços e notícias. Entre os assuntos expostos, estão a previsão de tempo, a situação do trânsito, o funcionamento de equipamentos públicos e a programação cultural da capital.

O GDF, por meio de nota, informou que a operação de remoção, não só do painel do Metrópoles como de outras estruturas nos prédios da região, foi motivada com o “objetivo de preservar a cidade e impedir que a ilegalidade vigore”.

Já a ação judicial contra o jornalista e blogueiro Kleber Karpov, do blog Política Distrital, está sendo considerada como uma intimidação por parte do GDF contra o profissional. Karpov tem um trabalho voltado para noticiar as mazelas da área da saúde pública do DF. Como o setor é o calcanhar de Aquiles do governo, pautas não faltam para o jornalista.

Na ação judicial movida pelo governador Rollemberg contra Kleber, ele alega que o blogueiro ofendeu a sua honra, reputação e imagem ao por no título de uma matéria que o governador seria o autor de homicídio e que o jornalista estaria extrapolando o seu direito a livre manifestação de pensamento. O juiz Luís Martius Holanda Bezerra Junior deferiu o pedido de Rollemberg e determinou a retirada da matéria no blog sob pena de multa de R$ 100 mil. Na decisão interlocutória, o juiz informa que não há interesse da parte autora da realização de uma audiência de conciliação.

O jornalista Kleber Karpov nos enviou uma nota explicando os motivos que o fizera redigir a matéria que ocasionou na ação judicial. Confira a nota na íntegra.

“Política Distrital se ateve a narrar fatos, transcrever o desespero e a angústia de uma mãe que mesmo com a garantia da Justiça, estava sob ameaça e, perdeu o filho. PD relatou a verdade material vivenciada pelos usuários da Rede Pública de Saúde do DF e cumpriu com a função cívica e profissional de informar os fatos praticados pelos agentes públicos no exercício de função pública enquanto investidos em cargos públicos, para os quais foram eleitos, como representantes da sociedade. O editor chefe de Política Distrital defendeu como deve, todo e qualquer cidadão de bem, o poder Judiciário, ao questionar o descumprimento de suas decisões e o absurdo de, o governador Rodrigo Rollemberg se colocar a cima do próprio Judiciário vindo a provar que ele não reconhece o princípio constitucional que diz “todos são iguais perante a Lei”. O mais interessante de todo esse cenário é que além da patente e inegável vontade de exterminar quem ousa dizer a verdade e contraria os interesses de Rollemberg é o fato de que o governador do Distrito Federal, contrata para defender a honra do Chefe de Estado, a própria filha, cito o escritório de advocacia Gabriela Rollemberg, restando no mínimo, a ofensa ao principio constitucional da moralidade administrativa, uma vez que Gabriela Rollemberg não integra o quadro de procuradores da Procuradoria Geral do Distrito Federal (PGDF), a qual detém a competência jurídica de defender o Chefe de Estado, no exercício da governadoria do Distrito Federal”.

Sobre a ação contra o blogueiro, não obtivemos resposta por parte do GDF.

Da Redação com informações do site Metrópoles

Foto: Divulgação/Metrópoles

Fonte: Expressão Brasiliense

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...