19.5 C
Brasília
03 fev 2026 05:30

Sob pressão governo federal anuncia, para quarta (23), redução no preço dos combustíveis

Governo no entanto atribuiu decisão à queda do dólar, na segunda(21)

Por Kleber Karpov

Com paralizações de caminhoneiros e pressão popular em relação aos sucessivos reajustes nos preços dos combustíveis, após reunião de emergência, governo anuncia redução do custo dos combustíveis. Anúncio publicado no site da Petrobras, indicam que o preço da gasolina cairá 2,08% e o do diesel, 1,54%.

A decisão se deu após reunião de emergência (21/Mai) convocada por Michel Temer com os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Minas e Energia), Eduardo Guardia (Fazenda) e Esteves Colnago (Planejamento) e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

Nesta terça-feira (22/Mai), os ministros Eduardo Guardia e Moreira Franco se reuniram com o presidente da Petrobras, Pedro Parente, no Ministério da Fazenda. Para ‘justificar’ o governo apontou a queda do dólar, no dia anterior, para reduzir os preços da gasolina e do diesel.

Gasolina

A queda no preço da gasolina ocorre após 11 reajustes consecutivos, ao longo dos últimos 17 dias e, de o preço do produto ter fechado os primeiros 21 dias do mês de maio com alta acumulada de 16,07%. Com a redução de 2,08% que entra em vigor amanhã, o preço da gasolina nas refinarias cairá para R$ 2,0433.

Óleo diesel

No caso do diesel, com a queda de 1,54%, após sete aumentos consecutivos, o produto passará a custar a partir de amanhã nas refinarias R$ 2,3351. O diesel acumula desde o dia 1º de maio alta de 12,3%.

Chega no bolso?

A queda de preços anunciada hoje pela Petrobras se dá um dia depois de a companhia ter informado mais um aumento nas refinarias de todo o país nos valores do diesel, que subiu 0,97%, e nos da gasolina, com alta de 0,9%.

Com uma carga tributária de cerca de 40% sobre o valor do combustível, os sucessivos reajustes promovidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a dúvida do cidadão brasileiro é: A redução do custo da gasolina deve chegar às bombas de combustível?

Com informações de Agência Brasil

Destaques

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Hackathon: 128 inscritos entram na disputa por soluções para modernizar o Participa DF

Por Redação O 1º Hackathon em Controle Social do Governo...