Saúde da Família iniciará projeto inédito para combater alcoolismo

Ações começarão, gradativamente, em Ceilândia e Taguatinga

Por Ailane Silva

BRASÍLIA (19/2/18) – Combater, prevenir e monitorar de perto a situação do alcoolismo será mais uma das linhas de trabalho executadas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) no Distrito Federal. A ação inédita – que começará por Ceilândia e Taguatinga – faz parte do projeto Brasília Vida Segura e consistirá em aplicar questionários para identificar o nível de risco relacionado ao álcool, bem como realizar as intervenções necessárias de acordo com cada caso.

Promovido pelo Governo de Brasília, o projeto começou em 2016 e tem a parceria da Secretaria de Mobilidade, responsável por promover intervenções no trânsito de forma a reduzir o número de acidentes.

Na Saúde, a iniciativa foi desenvolvida experimentalmente na Unidade Básica de Saúde 12 de Ceilândia, em 2017, e teve como foco os moradores do Setor Habitacional Sol Nascente, região de vulnerabilidade social. De maio a dezembro, os agentes comunitários de saúde aplicaram 1.215 questionários. Durante a aplicação, os pacientes também receberam orientações sobre os riscos do consumo nocivo da substância.

“A partir de agora, nossa ideia é que os testes sejam realizados por médicos, enfermeiros, técnicos e agentes tanto durante as visitas, quanto nos consultórios. A mudança é para aumentar o público participante”, informou a psicóloga da Diretoria de Saúde Mental, Priscila Estrela. Ela explicou que, dependendo do resultado, o entrevistado pode ser encaminhado para um serviço especializado para iniciar o tratamento.

No questionário, recomendado pela Organização Mundial da Saúde, há 10 perguntas sobre frequência da ingestão de bebida alcoólica, quantidade de doses, facilidade de interromper o uso, impossibilidade de realizar tarefas em razão da ingestão do álcool e se alguém já se preocupou com a situação de alcoolismo do entrevistado.

VOLUNTÁRIOS – Para ampliar o projeto, a Secretaria de Saúde começou a reunir, neste mês de fevereiro, voluntários profissionais pelo Portal do Voluntariado para realizarem o treinamento das equipes nas UBS. Saiba mais aqui. Eles serão submetidos a capacitação de 12 a 16 de março. A partir disso, começa o treinamento das equipes Saúde da Família, que serão orientadas a como preencher o questionário, denominado Teste de identificação de desordem devido ao uso de álcool.

“À medida que as equipes forem capacitadas, elas começarão a aplicar os testes. A partir daí, um profissional da área de Saúde Mental acompanhará a execução do projeto durante um semestre para que os profissionais possam sanar dúvidas ou fazer ajustes”, explicou a psicóloga.

Todas as UBS de Ceilândia e Taguatinga participarão do projeto. Em Ceilândia, a capacitação será feita em 14 unidades, à exceção da UBS 12, que já recebeu treinamento. Com isso, abrangerá 66 equipes ESF e 455 servidores. Em Taguatinga, serão nove UBSs, sendo 26 equipes e 252 servidores.

Efeitos

Fonte: Agência Saúde

Fórum CNT de Debates reúne presidenciáveis e lideranças do transporte

Por Kleber Karpov O Sistema Transporte realizará, nos dias 18...

IGESDF abre seleção para cinco áreas com salários de até R$ 16 mil

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Elieções 2026: TSE faz semana de ações para mostrar funcionamento da urna eletrônica

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove nesta...

PT oficializa candidatura de Lula à Presidência

Por Kleber Karpov O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, em...

Amamentação reduz risco de doença cardíaca na mãe

Por Kleber Karpov A amamentação reduz em cerca de 11%...

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Destaques

Fórum CNT de Debates reúne presidenciáveis e lideranças do transporte

Por Kleber Karpov O Sistema Transporte realizará, nos dias 18...

Praça do Relógio, em Taguatinga, receberá unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para doação de sangue...

IGESDF abre seleção para cinco áreas com salários de até R$ 16 mil

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Elieções 2026: TSE faz semana de ações para mostrar funcionamento da urna eletrônica

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove nesta...

Terceira edição da Campanha Vote pelo SUS será lançada na próxima quarta (5) em Brasília

Por Kleber Karpov O Fórum Direito Humano à Saúde (Fórum...