Caps do Setor Comercial Sul atende cerca de 2 mil pacientes

Unidade acolhe pessoas em dependência química que frequentam a região

Por  Ailane Silva

Aproximadamente 2 mil pessoas em situação de dependência química são atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Candango, localizado no Setor Comercial Sul. Com proposta de acolhimento e redução de danos, a unidade que funciona 24 horas foi instalada estrategicamente no local para atender quem precisa de assistência e já circulava na região, Rodoviária do Plano Piloto e arredores.

“Fazemos a diferença na vida dessas pessoas que, muitas vezes, não têm a quem recorrer. Sabemos que muitos deles têm vínculo fragilizado com a família e não têm moradia. Ter assistência e serviços de saúde é direito constitucional de todo cidadão”, disse a gerente do Caps, Maria Garrido. Segundo ela, chega a 23% o índice de pacientes em situação de rua.

Destinado para pessoas a partir de 16 anos de idade que estão em dependência química, a unidade possui 12 leitos para acolhimento integral. Nesse serviço, o paciente pode ficar internado para desintoxicação leve por 10 dias consecutivos ou durante 14 dias, distribuídos em um período de 30 dias.

Erilton Araújo Godoi, 23 anos, é um dos pacientes que precisou do acolhimento integral. “Hoje sou ex-dependente químico. Venho todos os dias para continuar o acompanhamento. Eu não sei como estaria minha vida sem o Caps. Vejo aqui uma oportunidade para mudança de vida”, disse o jovem, que trabalha vendendo revistas.

Atendimento

O paciente conta que é assistido por uma equipe multidisciplinar. No grupo, há psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, médicos clínicos enfermeiros, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, além de motoristas, vigilantes e técnicos administrativos.

A unidade também oferece acolhimento das 7h às 22h, período em que há profissionais disponíveis para demandas espontâneas. Quem é acompanhado também pode participar de atividades culturais como coral, oficinas e visita a museus, por exemplo.

“Os profissionais do Caps são a minha família. Sei que posso chegar aqui em qualquer momento, porque as portas sempre estarão abertas. Com esse tratamento, consegui mudar muito minha vida”, contou o paciente Fábio José Fachetti, 64 anos, que é acompanhado pela equipe desde que a unidade foi criada, em 2012, e funcionava próximo à Rodoviária do Plano Piloto.

Fonte: Agência Saúde DF

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...

CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou,...

Carol Dartora aciona TSE para impedir retrocesso no financiamento de candidaturas negras

Por Kleber Karpov A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) encaminhou...

Congresso celebra Ano Cultural Brasil-China 2026 e reforça novas frentes de cooperação entre os países

Por Kleber Karpov A Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira...

Destaques

Secretaria libera R$ 42,1 milhões para pagamento do Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social

Por Kleber Karpov Um total de R$ 42,1 milhões foi...

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...