Por Kleber Karpov
Profissionais da saúde realizarão neste sábado (18) a imunização da população em 17 regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal. A ação visa aplicar doses para diversas faixas etárias, conforme o calendário de rotina e as diretrizes para grupos prioritários. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, sendo a caderneta de vacinação recomendável, mas não obrigatória.
A campanha disponibilizará imunizantes para diferentes públicos. Adolescentes e adultos poderão receber doses contra tétano, sarampo e febre amarela. A apresentação da caderneta de vacinação é útil para o registro, mas sua ausência não impede o atendimento.
Grupos específicos também serão contemplados na ação. Jovens com idade entre 10 e 14 anos estão aptos a receber a vacina contra a dengue. Já a dose contra a gripe (influenza) será destinada a idosos, crianças de até 5 anos, pessoas com comorbidades e categorias profissionais como professores e caminhoneiros. Para estes últimos, é exigida a apresentação de documentação que comprove a condição prioritária.
Funcionamento
Para receber qualquer uma das doses, o cidadão deve levar um documento de identificação válido que contenha foto. A lista completa com os endereços e horários de funcionamento dos postos pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde.
Os postos de vacinação não funcionarão no domingo (19). O atendimento será retomado na segunda-feira (20), quando as mais de cem salas de vacinação do Distrito Federal reabrem em seu horário normal de funcionamento.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.










