Hantavírus: OMS suspeita de rara transmissão entre humanos em navio

Surto em cruzeiro no Atlântico deixa três mortos; entidade investiga contágio entre pessoas

Por Kleber Karpov

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou na terça-feira (05/Mai) que investiga um surto de hantavírus a bordo do navio de cruzeiro MV Hondius, no Oceano Atlântico, que resultou em três mortes e sete casos sintomáticos entre 147 passageiros e tripulantes. A entidade considera a possibilidade de uma rara transmissão entre pessoas, embora a infecção antes do embarque não seja descartada como causa do surto.

Três mortes e quatro pacientes em observação

O balanço mais recente da OMS confirma que, dos 147 indivíduos a bordo, sete apresentaram sintomas da doença. Desse total, três pessoas morreram e quatro estão pacientes estão em observação.

Um dos pacientes está internado em uma unidade de terapia intensiva na África do Sul, mas com quadro de melhora. Outros dois permanecem na embarcação, a navegar na costa de Cabo Verde, e a serem preparados para evacuação aérea. O quarto caso suspeito apresenta febre baixa e estado de saúde considerado bom.

Segundo Maria Van Kerkhove, chefe de Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da OMS, a situação é monitorada de perto. Como medida de precaução, foi solicitado que os passageiros permaneçam em suas cabines enquanto o navio passa por um processo de desinfecção.

A cronologia do surto a bordo

A operadora de turismo Oceanwide Expeditions confirmou na segunda-feira (04 de maio) que enfrenta uma “situação médica grave” no navio MV Hondius. A empresa detalhou a sequência dos acontecimentos em nota oficial.

O primeiro óbito, de um passageiro holandês, ocorreu em 11 de abril. A causa da morte não pôde ser determinada a bordo. Em 24 de abril, o passageiro foi desembarcado na ilha britânica de Santa Helena, juntamente com sua esposa.

Três dias após o desembarque, em 27 de abril, a operadora foi informada que a esposa do primeiro passageiro, também de nacionalidade holandesa, havia morrido. Na mesma data, um terceiro passageiro, de nacionalidade britânica, adoeceu gravemente e precisou ser transportado por via aérea para a África do Sul.

Risco de transmissão é considerado baixo

A OMS destacou que a principal prioridade no momento é a remoção segura dos dois pacientes que ainda estão no navio. “O plano e nossa maior prioridade é evacuar esses dois indivíduos por via aérea”, explicou Van Kerkhove.

A organização reforça que o risco para a população em geral é baixo. “Não é um vírus que se espalha como o da influenza ou o da covid. É bem diferente”, afirmou a representante da entidade.

A OMS também avalia as possíveis origens da infecção. “As vítimas de hantavírus no navio no Oceano Atlântico podem ter sido infectadas antes de embarcarem no cruzeiro e uma transmissão de pessoa para pessoa não pode ser descartada – ainda que rara”, destacou a entidade em comunicado.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...

IGESDF prepara profissionais para tornar atendimento no SUS mais ágil e eficiente

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Solidariedade feita à mão leva 80 turbantes a pacientes oncológicas do Hospital de Base

Por Kleber Karpov Um mutirão de artesanato movido pela solidariedade...

Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos (SP)

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Destaques

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...