Por Kleber Karpov
A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) lança o calendário de atividades da ação Carnaval Sem Assédio nesta sexta-feira (06/Fev). A iniciativa, que chega ao quarto ano consecutivo, deve realizar ações de conscientização em blocos de rua e estabelecimentos comerciais para coibir casos de violência contra o público feminino durante as festividades. Equipes da pasta devem percorrer as regiões administrativas para promover o acolhimento e orientar foliões sobre o respeito às mulheres.
A campanha utiliza o slogan “Não acabe com a minha festa” e deve distribuir cerca de 3 mil cartazes e adesivos em locais de grande circulação. Cerca de 90 servidores iniciaram a entrega dos materiais informativos no dia 2 de fevereiro, priorizando a fixação em banheiros e entradas de bares e restaurantes. As peças publicitárias contam com QR Codes que direcionam para o portal da SMDF e listam contatos de emergência como o 190 da Polícia Militar e o 180 da Central de Atendimento à Mulher.
O governo local busca manter a ausência de registros de assédio verificada nos últimos dois anos. A vice-governadora do Distrito Federal destacou que o objetivo é garantir que nenhuma cidadã tenha o direito de celebrar violado por atitudes desrespeitosas.
“O Carnaval é um momento de alegria e celebração e nenhuma mulher pode ter esse direito violado por atitudes de desrespeito ou violência”, disse Celina Leão.
Protocolo de proteção
A operação também coloca em prática o Protocolo Por Todas Elas, que regulamenta medidas de segurança em espaços públicos e privados. A norma estabelece que os locais devem adotar procedimentos de apoio imediato a vítimas de importunação sexual. A secretária da Mulher ressaltou que a presença das equipes nos territórios é um fator determinante para a eficácia das políticas públicas. “Estar nos blocos, nos bares e nos espaços onde as pessoas estão é fundamental”, disse Giselle Ferreira.
A rede de proteção deve atuar de forma integrada durante todos os dias de evento. Além das orientações presenciais, a Central do GDF, pelo número 156 (opção 6), deve permanecer disponível para receber relatos e oferecer suporte técnico sobre a rede de atendimento disponível no Distrito Federal.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.









