Por Kleber Karpov
O Hospital Regional de Sobradinho (HRS) abriu vagas para voluntários profissionais de múltiplas formações, incluindo ensino médio, com as inscrições programadas para começar em 2 de março de 2026, no auditório da unidade, com previsão do início das atividades em 30 de março. Ao todo 299 vagas foram ofertadas por parte da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), em oportunidades, não remuneradas, que abrangem áreas como Biomedicina, Enfermagem e Farmácia, totalizando quase 300 posições.
As inscrições para o programa de voluntariado do Hospital Regional de Sobradinho são presenciais e acontecerão no auditório da instituição, das 8h às 12h e das 14h às 17h, a partir de 2 de março. Os candidatos interessados devem apresentar uma série de documentos para garantir a validação de sua participação, conforme especificado pela Gerência de Voluntariado (Gevol) da SES-DF.
A lista de áreas com vagas disponíveis inclui:
- Biomedicina (8 vagas)
- Enfermagem (50 vagas)
- Ensino médio (100 vagas)
- Farmácia (30 vagas)
- Fisioterapia (5 vagas)
- Odontologia (2 vagas), THD (5 vagas)
- Serviço social (3 vagas)
- Técnico de análises clínicas (15 vagas)
- Técnico de enfermagem (70 vagas)
- Técnico de radiologia (10 vagas)
- Administrador (3 vagas).
Para a área administrativa, destinada a candidatos com ensino médio, não será exigida carteira nem certidão negativa do conselho de classe. Contudo, a ausência de qualquer outro documento solicitado inviabilizará a inscrição dos interessados.
Requisitos ao voluntariado
Os documentos indispensáveis para a inscrição são:
- documento oficial de identidade (civil ou militar),
- declaração de CPF regular (emitida no site da Receita Federal),
- comprovante de residência em nome do candidato ou declaração em modelo próprio da SES-DF assinada pelo proprietário do imóvel,
- diploma de conclusão do curso correspondente ao cargo pretendido,
- carteira do conselho de classe,
- certidão negativa ética e financeira referente ao ano de 2025 (quando aplicável),
- certidão criminal negativa do TRF da 1ª Região,
- certidão negativa criminal do TJDFT
- cartão de vacina atualizado.
Os voluntários que atuarem em regime de plantão (manhã e tarde) terão direito ao almoço no refeitório institucional, juntamente com os servidores. A carga horária mínima estabelecida é de 6 horas semanais, podendo se estender até 40 horas, conforme a disponibilidade do participante.
O acompanhamento da assiduidade será realizado por meio de folha de ponto mensal. Ao solicitar desligamento, o voluntário poderá requerer certificado contendo a carga horária cumprida e a descrição das atividades desenvolvidas. Durante o período de atuação, também será possível solicitar declaração de experiência junto à Coordenação de Voluntariado.
Para esclarecimentos adicionais e mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Hospital Regional de Sobradinho por meio do endereço eletrônico [email protected] ou pelo telefone 3449-5546.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











