Por Kleber Karpov
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) anunciou, nesta quinta-feira (05/Fev), às 15h, a entrega de novas soluções de inteligência artificial em sua sede, com o objetivo de modernizar e acelerar as análises de processos, dados e auditorias realizadas pela Corte. O investimento, apresentado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), possui o potencial de reduzir significativamente o tempo de trabalho das equipes técnicas e otimizar as fiscalizações.
Novas ferramentas
Entre as tecnologias implementadas estão licenças do Google Agentspace, agora integrado ao Gemini Enterprise, e do Microsoft Copilot. Estas ferramentas avançadas permitem a análise e o cruzamento de grandes volumes de dados, prometendo reduzir de semanas ou meses para poucos dias ou até horas o tempo necessário para a execução de tarefas complexas, conforme informado pelo Tribunal.
Ao todo, quase 500 licenças serão distribuídas conforme a demanda das atividades em todo o TCDF. A Secretaria de Tecnologia da Informação assegurou que os servidores beneficiados receberão treinamento especializado para garantir a utilização adequada, responsável e estratégica das novas tecnologias. Auditores de controle externo, por exemplo, farão uso prioritário do Agentspace para apoiar atividades com grande volume de dados, como fiscalizações, auditorias e licitações, agilizando tarefas e aumentando a precisão das análises.
O Copilot, integrado ao Microsoft 365, funcionará como um assistente inteligente, oferecendo suporte na produção e revisão de documentos, na organização de informações e na automação de rotinas, incluindo o gerenciamento de e-mails e agendas. Essa funcionalidade visa liberar os servidores para que possam dedicar mais tempo a análises técnicas e estratégicas. Adicionalmente, o NotebookLM está disponível para analisar documentos indicados pelo usuário, gerando resumos e conexões baseados exclusivamente nas fontes fornecidas, sem criação ou inferência externa, o que auxilia nas análises e fortalece a segurança da informação do Tribunal.
Modernização e segurança da informação
O lançamento dessas soluções de inteligência artificial representa um compromisso do presidente da Corte, conselheiro Manuel de Andrade, e marca um avanço no processo de modernização do TCDF. O impacto direto dessas iniciativas será sentido na produtividade, na melhoria contínua da qualidade das análises realizadas e no fortalecimento da segurança da informação em todo o âmbito do Tribunal.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










