Por Kleber Karpov
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), publicou, nesta terça-feira (3/Fev), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a autorização para a realização de concurso público. Ao todo devem ser ofertadas 1.197 vagas para a carreira pública de Desenvolvimento e Assistência Social do DF. A medida, com base na Portaria nº 95, publicada no dia anterior, distribui as oportunidades entre as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), da Mulher (SMDF) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF).
Do montante, um total de 634 vagas são para o cargo de especialista em desenvolvimento e assistência social, e 563 para o cargo de técnico em desenvolvimento e assistência social. Além das vagas de provimento imediato, o concurso também contemplará a formação de cadastro de reserva.
Conforme estabelecido pela Portaria, e com a autorização da Secretaria de Economia (Seec-DF), a responsabilidade pela organização do certame caberá à Sedes-DF. Isso inclui a escolha da banca examinadora e a gestão de todos os procedimentos, informações e atos relativos ao concurso, abrangendo inclusive o período após a homologação do resultado final.
“Em 2020, quando a primeira-dama Mayara Noronha Rocha assumiu a secretaria, eu como secretária-adjunta, nós nomeamos 1.121 novos servidores. Então, iniciar a nossa gestão podendo estruturar mais a Sedes-DF e, agora, finalizar com um novo concurso público em andamento, é muito gratificante”, disse Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social.
Cronograma de nomeações
O cronograma de nomeações prevê que um limite máximo de 20% das vagas seja provido em até 12 meses, contados a partir da homologação do resultado final do certame. Este percentual poderá ser antecipado ou ampliado, caso haja disponibilidade orçamentária e financeira e seja comprovada a necessidade do serviço público. O restante das vagas será preenchido durante o prazo de validade do concurso, que é de dois anos, prorrogável por igual período.
O edital normativo do certame e o respectivo cronograma de execução serão definidos e publicados em ato próprio da Secretaria de Desenvolvimento Social, ou autoridade designada. A publicação ocorrerá após a manifestação da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF).
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, ressaltou a importância da iniciativa. “Quando o Estado amplia suas equipes, fortalece toda a rede de proteção às mulheres. Esse concurso significa mais capacidade de atendimento, mais escuta qualificada e respostas mais rápidas para quem precisa do poder público”, afirmou a secretária.
“Agradeço ao governador Ibaneis Rocha por reconhecer a importância da assistência social, a nossa necessidade para poder ampliar a rede de proteção social e ter mais justiça social aqui no Distrito Federal”, finalizou Ana Paula.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











