Por Kleber Karpov
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) lançou, em 02/Fev, dois editais significativos para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), visando aprimorar os serviços de reabilitação e fisioterapia. Foram anunciadas aquisições de seis dinamômetros digitais, bem como halteres e kits de tornozeleiras, com o objetivo de qualificar a assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e otimizar a recuperação funcional.
Recursos para fisioterapia
Nesta segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026, o IGESDF divulgou o Edital nº 004/2025 para a compra de halteres e tornozeleiras para o departamento de fisioterapia do HRSM. A licitação prevê a aquisição de três halteres de 1 kg, três de 2 kg e três de 3 kg. Além disso, a unidade fez a aquisição de quatro kits de tornozeleiras, cada um contendo pares de 1 kg, 2 kg, 3 kg, 4 kg e 5 kg.
Esses equipamentos são cruciais para a recuperação funcional e a reabilitação de pacientes. A empresa vencedora do certame será responsável pela manutenção dos itens durante o período de garantia.
Tecnologia para avaliação muscular
Simultaneamente, o Instituto também lançou o Edital nº 005/2025, destinado à aquisição de seis dinamômetros digitais para o HRSM. Estes aparelhos são essenciais para medir a força muscular de forma precisa, permitindo que os fisioterapeutas avaliem a condição física dos pacientes e monitorem a evolução dos tratamentos.
A tecnologia dos dinamômetros digitais oferece dados que subsidiam diagnósticos mais assertivos e a formulação de condutas terapêuticas mais eficazes, especialmente para casos de lesões musculares.
Propostas e visão de futuro
Ambos os processos de aquisição seguem um cronograma de 10 dias úteis para o recebimento de propostas, que vai de 02 a 13 de fevereiro de 2026, até as 23h55, horário local. As propostas devem ser enviadas exclusivamente pelo portal eletrônico www.apoiocotações.com.br.
O analista de Compras do IGESDF, Pedro Henrique Mendes, enfatizou a importância desses investimentos para a melhoria contínua da assistência em saúde.
“Nossa prioridade é garantir um atendimento de qualidade, com recursos que apoiem o trabalho das equipes e contribuam diretamente para a recuperação dos pacientes”, disse.
Ainda de acordo com Mendes, “esses investimentos reafirmam o empenho do IGESDF na qualificação da saúde pública e no cuidado com a população do Distrito Federal.”
Os editais completos e seus anexos estão disponíveis para consulta no site oficial do IGESDF.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.









