Por Agência Brasília
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizou, no sábado (24/Jan), uma ação de imunização por meio do Carro da Vacina em Brazlândia. A iniciativa itinerante esteve na Feira da Vila São José com o objetivo de ampliar o acesso da população às vacinas, especialmente para aqueles que têm dificuldade de comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) durante a semana. Foram oferecidos todos os imunizantes dos calendários adulto e infantil, exceto a vacina BCG e as doses contra a dengue.
A escolha da Feira da Vila São José como local para a ação buscou atender feirantes e moradores em um ponto de grande circulação na comunidade. A equipe da SES-DF focou em facilitar a vacinação para o público que, devido à rotina de trabalho, não consegue buscar os postos de saúde em dias úteis. A iniciativa também visa alcançar populações de áreas rurais e de difícil acesso.
Adriana Santos, enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização (Nvepi) da Região Oeste, que abrange Brazlândia e Ceilândia, destacou o propósito do projeto. “A intenção do Carro da Vacina é ampliar o acesso à imunização. Nós também atuamos em áreas rurais, áreas de difícil acesso, onde a população tem mais dificuldade em se vacinar durante a semana, no dia a dia”.
Adesão da comunidade local
A presença do Carro da Vacina foi bem recebida pelos frequentadores da feira. O feirante Luciano da Silva Mendes aproveitou a oportunidade para atualizar seu cartão vacinal, citando a falta de tempo durante a semana como um impeditivo para ir à sua UBS de referência.
“É uma maravilha o Carro da Vacina ter chegado aqui na feira, porque muitos feirantes não têm a oportunidade. A correria é grande durante a semana, principalmente, aos fins de semana, sábado e domingo. Se fosse longe, eu não conseguiria ir”, disse Mendes.
Outro morador que se beneficiou da ação foi Alcides de Oliveira Paula, atualmente desempregado. Ele se imunizou com doses contra tétano e hepatite B e reforçou o convite para que outras pessoas participassem da vacinação.
“Agora ficou bem mais fácil, não tem burocracia nenhuma. Eu mesmo tomei duas doses, uma para tétano e outra para hepatite B. A vacina é uma maneira de se prevenir contra essas doenças”, comentou Paula.
Além da ação itinerante em Brazlândia, a Secretaria de Saúde informou que a vacinação também ocorreu em 49 Unidades Básicas de Saúde, distribuídas por 20 regiões administrativas do Distrito Federal no mesmo sábado.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.








