17.5 C
Brasília
25 jan 2026 23:20

Carro da Vacina leva imunização à população de Brazlândia

Por Agência Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizou, no sábado (24/Jan), uma ação de imunização por meio do Carro da Vacina em Brazlândia. A iniciativa itinerante esteve na Feira da Vila São José com o objetivo de ampliar o acesso da população às vacinas, especialmente para aqueles que têm dificuldade de comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) durante a semana. Foram oferecidos todos os imunizantes dos calendários adulto e infantil, exceto a vacina BCG e as doses contra a dengue.

A escolha da Feira da Vila São José como local para a ação buscou atender feirantes e moradores em um ponto de grande circulação na comunidade. A equipe da SES-DF focou em facilitar a vacinação para o público que, devido à rotina de trabalho, não consegue buscar os postos de saúde em dias úteis. A iniciativa também visa alcançar populações de áreas rurais e de difícil acesso.

Adriana Santos, enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização (Nvepi) da Região Oeste, que abrange Brazlândia e Ceilândia, destacou o propósito do projeto. “A intenção do Carro da Vacina é ampliar o acesso à imunização. Nós também atuamos em áreas rurais, áreas de difícil acesso, onde a população tem mais dificuldade em se vacinar durante a semana, no dia a dia”.

Adesão da comunidade local

A presença do Carro da Vacina foi bem recebida pelos frequentadores da feira. O feirante Luciano da Silva Mendes aproveitou a oportunidade para atualizar seu cartão vacinal, citando a falta de tempo durante a semana como um impeditivo para ir à sua UBS de referência.

“É uma maravilha o Carro da Vacina ter chegado aqui na feira, porque muitos feirantes não têm a oportunidade. A correria é grande durante a semana, principalmente, aos fins de semana, sábado e domingo. Se fosse longe, eu não conseguiria ir”, disse Mendes.

Outro morador que se beneficiou da ação foi Alcides de Oliveira Paula, atualmente desempregado. Ele se imunizou com doses contra tétano e hepatite B e reforçou o convite para que outras pessoas participassem da vacinação.

“Agora ficou bem mais fácil, não tem burocracia nenhuma. Eu mesmo tomei duas doses, uma para tétano e outra para hepatite B. A vacina é uma maneira de se prevenir contra essas doenças”, comentou Paula.

Além da ação itinerante em Brazlândia, a Secretaria de Saúde informou que a vacinação também ocorreu em 49 Unidades Básicas de Saúde, distribuídas por 20 regiões administrativas do Distrito Federal no mesmo sábado.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Destaques

Queda de Raio em ato de Nikolas Ferreira leva mais de 30 pessoas a atendimentos em hospitais do DF

Por Kleber Karpov Um raio atingiu dezenas de participantes de...

Nova execução por agentes de imigração do ICE aumenta onda de protestos em Minneapolis nos EUA

Por Kleber Karpov Agentes de imigração dos Estados Unidos mataram...

Santa Catarina: Deputada do PT e Sebrae questionam na Justiça nova lei que proíbe cotas raciais em universidades estaduais 

Por Kleber Karpov A deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC)...

Covid-19: Cinco anos entre avanços, recuos e preocupações

Por Kleber Karpov Cinco anos após o início da vacinação...

Agentes do ICE matam mais uma pessoa em Minneapolis nos EUA

Por Usuário Um homem de 37 anos, cidadão norte-americano, foi...