24.5 C
Brasília
27 abr 2024 21:05


Exclusivo: Secretaria de Saúde do DF restringe acesso a sites de notícias?

Denúncia aponta que supostamente computadores da Secretaria de Saúde foram configurados para restringir acesso aos principais sites de notícias do DF

Por Kleber Karpov

Uma nova denúncia de restrição de acesso à informação aos servidores, por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF) foi recebida por Política Distrital (PD). De acordo com servidor, que pede sigilo da identidade, a SES-DF passou a bloquear, o acesso aos servidores, a sites de notícias.

De acordo com o servidor, que encaminhou um vídeo com demonstração das restrições, ao tentar acessar sites específicos de notícias, o navegador, automaticamente, redireciona o site para o website da SES-DF.

“Na SES a internet está bloqueada, não se acessa nem os portais de notícias: G1, Metrópoles, Jornal de Brasília, Correio Braziliense, por exemplo. Censura total. Não está acessando nada lá, está terrível (SIC).”, afirmou.

Questionado se o bloqueio aos sites de notícia afetam de algum modo o andamento dos serviços, o servidor explicou que a SES-DF utiliza, por exemplo para receber correio eletrônico, os serviços do Gmail.

“Como a SES não tem e-mail institucional, muitos usam hotmail, gmail, etc… Só acessa o Gmail, o que atrapalha’, reclamou o servidor ao observar “E ainda assim não carrega todos os recursos.”, ponderou.

Outra servidor, por questões óbvias também pediu reservas quanto a divulgação do nome acusou: “Aqui no Centro de Saúde 6 do Gama, não estamos acessando nada. Inclusive, ficou por vários dias sem marcar exames e consultas.”.

Embora as imagens sejam pequenas é possível perceber que o servidor faz testes com vários sites de notícias, que são redirecionados para o site da SES-DF.

Ação Inóqua

Para o servidor essa ação por parte da Secretaria de Saúde, apenas cria mais animosidade com os servidores. Isso porque, conforme lembrou o profissional de Saúde. “Nós estamos há mais de cinco meses com os telefones bloqueados. Muitos de nós, para resolver problema da Secretaria de Saúde utilizamos os nossos celulares e não somos ressarcidos por isso. Sem contar que é uma medida burra pois quem quer ler alguma notícia, pode simplesmente utilizar o aparelho celular.”, concluiu.

Recorrência

Esse não é o primeiro episódio sobre restrições de acessos a sites de nótícias por parte da SES-DF. Em março do ano passado, sob gestão do atual secretário de Saúde, Humberto Lucena, a Associação Brasiliense de Blogueiros de Política (ABBP) chegou a publicar uma Nota de Repúdio pelo bloqueio de dois sites de nótícias. Política Distrital e Blog do Fred Lima foram supostamente censurados dentro daquela Secretaria, por publicarem denúncias sobre a referida Pasta.

A outra parte

Ao ser acionada para saber sobre o possível bloqueio a SES-DF, refutou tal possibilidade. Por meio da Assessoria de Comunicação (ASCOM), a Secretaria se limitou a informar “que a informação não procede.”. No entanto, um vídeo pode valer por mil palavras.

Sobre os telefones, o PD chegou a verificar com a SES se houve a regularização dos pagamentos das contas telefônicas. Isso porque diversas unidades, a exemplo, da Farmácia Central, do Parque Tecnológico, do Centro de intoxicação, a sede do Conselho de Saúde do DF, postos de saúdes e até setores dos hospitais do DF, ficaram sem telefone. Em resposta ao questionamento a SES-DF confirmou que “Os telefones de algumas unidades estão cortados há cerca de cinco meses.”, mas, de acordo com a Secretaria, as consultas e exames não foram afetados.

Em tempo

Dado os vídeos apresentados pelo servidor em que demonstram a restrição de notícias de grandes veículos de comunicação. Isso talvez dispense questionamentos sobre Política Distrital.

 

 

 

 

 

 

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever