27.5 C
Brasília
06 fev 2026 14:50

Startups do Distrito Federal ganham reconhecimento em premiação nacional

Solenidade na Câmara Legislativa destaca soluções brasilienses em inteligência artificial e educação tecnológica com apoio da FAPDF

Por Kleber Karpov

O Brasil Startups Awards 2025 premiou empresas de base tecnológica do Distrito Federal na Câmara Legislativa (19/Dez). A cerimônia integrou a programação do Brasil Startups Summit com o objetivo de reconhecer lideranças do ecossistema de inovação. O evento deve contar com suporte da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF) para aproximar pesquisadores e o mercado produtivo nacional.

O presidente da FAPDF, Leonardo Reisman, afirmou que a iniciativa deve valorizar soluções concretas para a sociedade brasiliense. A empresária Bia Portela, da BP TECH, venceu a categoria de Startup Liderada por Mulher pela terceira vez consecutiva. A solução premiada utiliza inteligência artificial para ranqueamento orgânico, o que deve fortalecer o empreendedorismo feminino no país.

“Eventos como o Brasil Startups Awards valorizam quem está transformando ideias em soluções concretas e fortalecem a conexão entre empreendedorismo, pesquisa, investimento e políticas públicas, o que deve contribuir para posicionar o DF como referência nacional em inovação”, disse Leonardo Reisman.

Categorias e impactos tecnológicos

O evento reconhece iniciativas e lideranças que estão transformando o futuro da inovação no país

A startup Ideia Space, liderada por Leonardo Júlio, recebeu o título de Startup Destaque do Ano por sua atuação na educação tecnológica. O projeto utiliza o espaço como ferramenta prática para transformar o aprendizado de estudantes em diversas instituições. A iniciativa deve conectar ciência e inovação de forma aplicada no cotidiano escolar para promover o protagonismo juvenil.

Tiago de Bortoli, fundador da AUTO INSPE, conquistou a categoria de Startup Destaque em Inteligência Artificial. A plataforma desenvolvida pela empresa automatiza a análise de sinistros por meio de processamento de imagens e dados preditivos. A ferramenta deve auxiliar seguradoras na América Latina a reduzir prejuízos indevidos e deve ampliar a eficiência operacional do setor.

O Distrito Federal deve ampliar a visibilidade de soluções inovadoras ao sediar eventos de magnitude nacional. A programação promoveu conexões entre empreendedores, investidores e representantes do poder público. Gestores da FAPDF devem manter o fomento a projetos que utilizem tecnologias de ponta para solucionar problemas estruturais da economia brasileira.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

GDF lança quarta edição da campanha Carnaval Sem Assédio

Por Kleber Karpov A Secretaria da Mulher do Distrito Federal...

Flavio Dino suspende ‘pinduricalhos’ aos Três Poderes e STF agenda julgamento para 25 de fevereiro

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para...

Detran-DF abre inscrições para curso especializado de motofrete

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Mais de 170 policiais penais nomeados iniciam formação profissional da carreira 

Por Kleber Karpov Um total de 179 novos policiais penais...

Programa DNA do Brasil inicia ações de saúde preventiva em escolas públicas de Ceilândia

Por Kleber Karpov O Programa DNA do Brasil, uma iniciativa...