Por Kleber Karpov
O Brasil Startups Awards 2025 premiou empresas de base tecnológica do Distrito Federal na Câmara Legislativa (19/Dez). A cerimônia integrou a programação do Brasil Startups Summit com o objetivo de reconhecer lideranças do ecossistema de inovação. O evento deve contar com suporte da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF) para aproximar pesquisadores e o mercado produtivo nacional.
O presidente da FAPDF, Leonardo Reisman, afirmou que a iniciativa deve valorizar soluções concretas para a sociedade brasiliense. A empresária Bia Portela, da BP TECH, venceu a categoria de Startup Liderada por Mulher pela terceira vez consecutiva. A solução premiada utiliza inteligência artificial para ranqueamento orgânico, o que deve fortalecer o empreendedorismo feminino no país.
“Eventos como o Brasil Startups Awards valorizam quem está transformando ideias em soluções concretas e fortalecem a conexão entre empreendedorismo, pesquisa, investimento e políticas públicas, o que deve contribuir para posicionar o DF como referência nacional em inovação”, disse Leonardo Reisman.
Categorias e impactos tecnológicos

A startup Ideia Space, liderada por Leonardo Júlio, recebeu o título de Startup Destaque do Ano por sua atuação na educação tecnológica. O projeto utiliza o espaço como ferramenta prática para transformar o aprendizado de estudantes em diversas instituições. A iniciativa deve conectar ciência e inovação de forma aplicada no cotidiano escolar para promover o protagonismo juvenil.
Tiago de Bortoli, fundador da AUTO INSPE, conquistou a categoria de Startup Destaque em Inteligência Artificial. A plataforma desenvolvida pela empresa automatiza a análise de sinistros por meio de processamento de imagens e dados preditivos. A ferramenta deve auxiliar seguradoras na América Latina a reduzir prejuízos indevidos e deve ampliar a eficiência operacional do setor.
O Distrito Federal deve ampliar a visibilidade de soluções inovadoras ao sediar eventos de magnitude nacional. A programação promoveu conexões entre empreendedores, investidores e representantes do poder público. Gestores da FAPDF devem manter o fomento a projetos que utilizem tecnologias de ponta para solucionar problemas estruturais da economia brasileira.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











