23.5 C
Brasília
06 fev 2026 11:30

Distrito Federal lidera cobertura do teste da orelhinha no país

Unidade federativa alcança 95% de atendimento em triagem auditiva neonatal e destaca papel da fonoaudiologia na saúde pública

Por Kleber Karpov

O Distrito Federal deve registrar a maior taxa de cobertura da Triagem Auditiva Neonatal no país (23/Dez), segundo indicadores do Ministério da Saúde. A unidade federativa alcançou 95% de alcance nos exames, índice que supera Santa Catarina (75%) e Mato Grosso do Sul (66%). O procedimento, conhecido como Teste da Orelhinha, deve integrar o rol de cuidados obrigatórios oferecidos a recém-nascidos nas maternidades públicas como parte do atendimento neonatal especializado.

A execução dessa política pública deve contar com o suporte de fonoaudiólogos, categoria que completa 44 anos de regulamentação profissional em 2025. Além de detectar precocemente deficiências auditivas, esses especialistas devem realizar o Teste da Linguinha e oferecer auxílio técnico ao aleitamento materno. A atuação foca na coordenação de funções vitais como sucção, deglutição e respiração dos bebês logo após o nascimento.

A responsável técnica de Fonoaudiologia da Secretaria de Saúde (SES-DF), Ocânia da Costa, explica que a abordagem integral deve facilitar a inserção do novo cidadão na sociedade. “São vários profissionais envolvidos, cada um em sua área, buscando sempre aplicar a melhor conduta possível, a fim de promover mais saúde e produzir menos impacto negativo”, disse.

Essência humana

“Para mim, nesse cenário, a fonoaudiologia está muito relacionada com a essência do que é ser humano: desenvolver-se e comunicar-se”, arremata a fonoaudióloga Laís Nogueira. Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

A fonoaudióloga Laís Nogueira atua há quase seis anos no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), com foco em maternidade e unidades neonatais. A profissional afirma que o início da vida dos pacientes deve representar um período de esperança e renovação constante para as equipes de saúde.

“Para mim, nesse cenário, a fonoaudiologia está muito relacionada com a essência do que é ser humano: desenvolver-se e comunicar-se”, arrematou Laís Nogueira.

Assistência especializada

A rede pública de saúde do Distrito Federal deve disponibilizar 217 fonoaudiólogos em seu quadro técnico. O atendimento especializado deve ocorrer em todas as 16 unidades hospitalares da capital. Até o momento, em 23 de dezembro, os profissionais devem contabilizar quase 18,5 mil exames de Triagem Auditiva Neonatal realizados ao longo do ano.

O índice elevado deve ser resultado de um trabalho de gestão focado em capacitação técnica e aprimoramento das escalas de trabalho. Gestores da Secretaria de Saúde devem priorizar o registro fidedigno de dados para assegurar a continuidade e a eficiência das políticas de saúde pública voltadas à infância.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

GDF lança quarta edição da campanha Carnaval Sem Assédio

Por Kleber Karpov A Secretaria da Mulher do Distrito Federal...

Flavio Dino suspende ‘pinduricalhos’ aos Três Poderes e STF agenda julgamento para 25 de fevereiro

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para...

Detran-DF abre inscrições para curso especializado de motofrete

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Mais de 170 policiais penais nomeados iniciam formação profissional da carreira 

Por Kleber Karpov Um total de 179 novos policiais penais...

Programa DNA do Brasil inicia ações de saúde preventiva em escolas públicas de Ceilândia

Por Kleber Karpov O Programa DNA do Brasil, uma iniciativa...