Por Kleber Karpov
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) oficializou, nesta quinta-feira (18/Dez), a reabertura da licitação para as obras de expansão da Linha 1, em Ceilândia. O aviso foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) após autorização do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). O empreendimento visa estender a malha viária em mais de 2,3 quilômetros e construir duas novas estações.
O projeto contempla a região mais populosa da capital, que abriga mais de meio milhão de habitantes. O novo traçado cruzará a cidade até as imediações da BR-070, na saída para Águas Lindas de Goiás. As futuras estações serão erguidas nos trechos entre as quadras QNO 5 e 13 e entre as QNO 7 e 15.
Impacto na mobilidade
A expectativa da companhia é incorporar cerca de 12 mil novos usuários ao sistema com a conclusão das intervenções. O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, destacou a importância da medida para o transporte de massa local.
“A retomada das obras simboliza um avanço concreto na consolidação de um sistema metroviário à altura das necessidades da capital do país e de sua região metropolitana. Com isso, esperamos beneficiar cerca de 12 mil pessoas a mais, que poderão contar com um transporte público ainda mais eficiente no Distrito Federal”, declarou Cabral.
Escopo e prazos
O edital abrange a elaboração de projetos de engenharia básicos e executivos, bem como a execução das obras civis das estações 28 e 29. O contrato prevê ainda a implantação de duas subestações retificadoras e dos sistemas fixos necessários para a operação e integração com a rede já existente.
Após a assinatura do contrato com a empresa vencedora do certame, o prazo estipulado para a entrega do empreendimento é de 45 meses. O diretor técnico da estatal, Fernando Jorge Rodrigues, ressaltou que a expansão reforça o compromisso governamental com um transporte socialmente inclusivo.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











