Bolsonaro recebe medicamentos na custódia da PF após prisão por violação de monitoramento

Defesa aponta quadro de saúde debilitado; ministro Alexandre de Moraes determinou assistência médica integral na carceragem

Por Kleber Karpov

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro enviou medicamentos, na manhã deste sábado (22), à Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde o político cumpre prisão preventiva. A entrega dos insumos ocorre horas após o cumprimento do mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), motivado por infrações às medidas cautelares de monitoramento eletrônico e riscos à ordem pública.

Quadro clínico

Segundo os advogados constituídos, o réu apresenta estado de saúde debilitado, com episódios diários de soluço gastroesofágico e falta de ar, exigindo o uso contínuo de fármacos com ação no sistema nervoso central. Uma equipe médica esteve na sede da corporação para avaliação preliminar, mas deixou o local sem conceder declarações à imprensa.

A Superintendência da Polícia Federal está localizada nas proximidades do Setor Hospitalar Sul, área onde situa-se o hospital DF Star, unidade que habitualmente realiza o tratamento do ex-presidente.

Fundamentação da prisão

O ministro Alexandre de Moraes determinou a revogação da prisão domiciliar após ser informado sobre a tentativa de rompimento do equipamento de tornozeleira eletrônica. A decisão também citou a convocação de uma vigília de apoiadores nas imediações da residência de Bolsonaro, o que poderia gerar tumulto e facilitar uma eventual tentativa de fuga.

No despacho que ordenou a custódia preventiva, o magistrado garantiu a disponibilização de atendimento médico em tempo integral ao detento.

Contexto da condenação

Jair Bolsonaro já possui condenação a 27 anos e três meses de reclusão no âmbito da ação penal referente ao Núcleo 1 da trama golpista. A execução definitiva das penas, tanto dele quanto dos demais réus do processo, pode ocorrer nas próximas semanas.

O ex-presidente encontrava-se em regime domiciliar desde 4 de agosto, após descumprir cautelares anteriores. Entre as restrições impostas, estavam a proibição de acesso a embaixadas, o veto ao contato com autoridades estrangeiras e a interdição do uso de redes sociais.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

Frota de ambulâncias do DF passam a circular com sistema de câmeras e monitoramento

Por Kleber Karpov A frota de ambulâncias do Distrito Federal...

UPAS em construção no DF devem receber tomógrafos, indica Celina Leão

Por Kleber Karpov Em vistoria construção da UPA da Região...

PSol e Rede reivindicam vaga de vice de Leandro Grass e de suplente ao Senado

Por Kleber Karpov A Federação PSol-Rede no Distrito Federal realizará...

SUS oferece consulta gratuita no Hran para uma viagem mais segura

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece...

Meningite: Distrito Federal não apresenta surto da doença

Por Kleber Karpov A Vigilância Epidemiológica do Distrito Federal informou...

Destaques

Frota de ambulâncias do DF passam a circular com sistema de câmeras e monitoramento

Por Kleber Karpov A frota de ambulâncias do Distrito Federal...

Obras da UPA de Águas Claras avançam e GDF determina inclusão de tomógrafos nas novas unidades

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progresssitas)...

UPAS em construção no DF devem receber tomógrafos, indica Celina Leão

Por Kleber Karpov Em vistoria construção da UPA da Região...

PCDF e IGESDF investigam intoxicação de 12 técnicos em Enfermagem no hospital de Santa Maria

Por Kleber Karpov Doze técnicos de enfermagem passaram mal no...

PSol e Rede reivindicam vaga de vice de Leandro Grass e de suplente ao Senado

Por Kleber Karpov A Federação PSol-Rede no Distrito Federal realizará...