Por Kleber Karpov
A vice-governadora Celina Leão participou, nesta terça-feira (11/Nov), no Hotel Brasília Palace, do 4º Brasília Summit Lide, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais. O evento, com o tema “Mulheres Líderes”, focou no debate sobre a presença e a importância da gestão feminina nos setores público e privado, onde lideranças compartilharam suas experiências, desafios e a relevância da inclusão nos espaços de poder.
Celina Leão destacou a educação como ferramenta fundamental para garantir que as jovens possam alcançar os cargos que desejarem desde cedo. Segundo a vice-governadora, é preciso prover as oportunidades necessárias e investir na base.
“Tudo parte da educação. É preciso investir na formação e capacitação de mulheres. É importante que as meninas se enxerguem em cargos de liderança e tenham cada vez mais exemplos para se inspirarem”, afirmou Celina Leão. Ela complementou que a participação feminina não deve ser vista como uma concessão. “As mulheres conseguem transformar tudo aquilo que tocam, porque levam alma para a política. A presença feminina não é uma concessão, é uma potência.”
Segurança pública
A vice-governadora também sublinhou a necessidade da participação de mulheres nos debates sobre segurança pública. Ela mencionou que este é um assunto de interesse de toda a sociedade, mas que incomoda sobremaneira as mulheres, as quais se expõem a diversas formas de violência, seja contra elas ou contra seus familiares.
Como exemplo, Celina Leão citou a operação de combate ao crime organizado no Rio de Janeiro, que se realizou no último dia 28. A ação tinha como objetivo o cumprimento de mandados judiciais contra integrantes da facção criminosa Comando Vermelho, além da apreensão de armas de alto calibre e entorpecentes.
A representante do governo do Distrito Federal (GDF) participou da reunião com governadores que resultou na criação do Consórcio da Paz. Ela argumentou que o resultado da operação no Rio de Janeiro deve refletir os desafios que o país enfrenta na segurança.
“Estamos falando de soberania e esse debate precisa acontecer no Congresso Nacional neste momento e onde todos os governadores — independentemente de ideologia política — devem sentar com o governo federal para discutir. Esse debate precisa acontecer com a participação maciça de mulheres”, disse Celina Leão.
Política e investimento social
Em sua fala, Celina Leão ressaltou ainda que não se pode politizar um tema considerado tão sério quanto a segurança. Ela defendeu a ampliação das prerrogativas com os governos estaduais, com a cooperação entre os estados e o governo federal.
“Não podemos tirar as prerrogativas da Polícia Federal. É preciso ampliar prerrogativas com os governos estaduais, com a cooperação entre os estados e governo federal. A população está muito mais preocupada com os resultados do que com quem vai fazer”, disse a vice-governadora ao se referir ao projeto de lei antifacção, que tramita no Congresso Nacional.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, que também esteve presente ao evento, destacou a importância de se realizar o levantamento de dados e diagnósticos para o planejamento e execução das políticas públicas voltadas ao público feminino.
“Na Secretaria da Mulher, nós não queremos apenas enfrentar a violência, queremos preveni-la. Essas informações norteiam onde investir e como; tanto é que hoje o GDF ampliou em 743% o orçamento da pasta. Porque não existe política pública séria sem investimento público”, afirmou Ferreira.
Além da vice-governadora e da secretária da Mulher, participaram dos debates a primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, bem como a CEO do grupo Sabin, Lidia Adballa, e outras líderes do setor privado.
Particiantes
O evento contou com a participação de diversas personalidades do meio político, do Judiciário e de outros segmentos da indústria, comércio e serviços de todo país. Dentre esses:
- Nancy Andrighi, ministra do STJ
- Cristiane Lima Bukowitz, diretora do Banco BRB
- Daniela Pereira, superintendente do Bradesco
- Maria Elisa Curcio, vice-presidente da Latam
- Sylvia Coutinho, conselheira da COSAN
- Carla de Freitas, presidente da Agropecuária Bela Vista
- Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin
- Karla Maciel, CEO da EMAE
- Rose Rainha, superintendente do Sebrae no Distrito Federal
- Soraya Thronicke, senadora (Podemos-MS)
- Eliziane Gama, senadora (PSD-MA)
- Greyce Elias, deputada federal (Avante-MG)
- Giselle Ferreira, secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal
- Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal
- Ana Claudia Cotait, presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura – CMEC
- Fernanda Catena, médica especialista em longevidade do Vila Nova Star
- Ana Amélia Lemos, jornalista e ex-senadora
- Mayara Rocha, primeira-dama do Distrito Federal
- Patrícia Leiva, empresária e presidente do LIDE Minas Gerais
- Heloisa Garret, empresária, jornalista e presidente do LIDE Paraná
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










