18.5 C
Brasília
05 dez 2025 04:34

Celina Leão defende maior participação feminina em espaços de decisão durante Brasília Summit Lide

Gestão feminina nos setores público e privado é o tema central de evento que contou com presença de líderes para debater educação, segurança pública e políticas sociais

Por Kleber Karpov

A vice-governadora Celina Leão participou, nesta terça-feira (11/Nov), no Hotel Brasília Palace, do 4º Brasília Summit Lide, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais. O evento, com o tema “Mulheres Líderes”, focou no debate sobre a presença e a importância da gestão feminina nos setores público e privado, onde lideranças compartilharam suas experiências, desafios e a relevância da inclusão nos espaços de poder.

Celina Leão destacou a educação como ferramenta fundamental para garantir que as jovens possam alcançar os cargos que desejarem desde cedo. Segundo a vice-governadora, é preciso prover as oportunidades necessárias e investir na base.

“Tudo parte da educação. É preciso investir na formação e capacitação de mulheres. É importante que as meninas se enxerguem em cargos de liderança e tenham cada vez mais exemplos para se inspirarem”, afirmou Celina Leão. Ela complementou que a participação feminina não deve ser vista como uma concessão. “As mulheres conseguem transformar tudo aquilo que tocam, porque levam alma para a política. A presença feminina não é uma concessão, é uma potência.”

Segurança pública

A vice-governadora também sublinhou a necessidade da participação de mulheres nos debates sobre segurança pública. Ela mencionou que este é um assunto de interesse de toda a sociedade, mas que incomoda sobremaneira as mulheres, as quais se expõem a diversas formas de violência, seja contra elas ou contra seus familiares.

Como exemplo, Celina Leão citou a operação de combate ao crime organizado no Rio de Janeiro, que se realizou no último dia 28. A ação tinha como objetivo o cumprimento de mandados judiciais contra integrantes da facção criminosa Comando Vermelho, além da apreensão de armas de alto calibre e entorpecentes.

A representante do governo do Distrito Federal (GDF) participou da reunião com governadores que resultou na criação do Consórcio da Paz. Ela argumentou que o resultado da operação no Rio de Janeiro deve refletir os desafios que o país enfrenta na segurança.

“Estamos falando de soberania e esse debate precisa acontecer no Congresso Nacional neste momento e onde todos os governadores — independentemente de ideologia política — devem sentar com o governo federal para discutir. Esse debate precisa acontecer com a participação maciça de mulheres”, disse Celina Leão.

Política e investimento social

Em sua fala, Celina Leão ressaltou ainda que não se pode politizar um tema considerado tão sério quanto a segurança. Ela defendeu a ampliação das prerrogativas com os governos estaduais, com a cooperação entre os estados e o governo federal.

“Não podemos tirar as prerrogativas da Polícia Federal. É preciso ampliar prerrogativas com os governos estaduais, com a cooperação entre os estados e governo federal. A população está muito mais preocupada com os resultados do que com quem vai fazer”, disse a vice-governadora ao se referir ao projeto de lei antifacção, que tramita no Congresso Nacional.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, que também esteve presente ao evento, destacou a importância de se realizar o levantamento de dados e diagnósticos para o planejamento e execução das políticas públicas voltadas ao público feminino.

“Na Secretaria da Mulher, nós não queremos apenas enfrentar a violência, queremos preveni-la. Essas informações norteiam onde investir e como; tanto é que hoje o GDF ampliou em 743% o orçamento da pasta. Porque não existe política pública séria sem investimento público”, afirmou Ferreira.

Além da vice-governadora e da secretária da Mulher, participaram dos debates a primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, bem como a CEO do grupo Sabin, Lidia Adballa, e outras líderes do setor privado.

Particiantes

O evento contou com a participação de diversas personalidades do meio político, do Judiciário e de outros segmentos da indústria, comércio e serviços de todo país. Dentre esses:

  • Nancy Andrighi, ministra do STJ
  • Cristiane Lima Bukowitz, diretora do Banco BRB
  • Daniela Pereira, superintendente do Bradesco
  • Maria Elisa Curcio, vice-presidente da Latam
  • Sylvia Coutinho, conselheira da COSAN
  • Carla de Freitas, presidente da Agropecuária Bela Vista
  • Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin
  • Karla Maciel, CEO da EMAE
  • Rose Rainha, superintendente do Sebrae no Distrito Federal
  • Soraya Thronicke, senadora (Podemos-MS)
  • Eliziane Gama, senadora (PSD-MA)
  • Greyce Elias, deputada federal (Avante-MG)
  • Giselle Ferreira, secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal
  • Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal
  • Ana Claudia Cotait, presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura – CMEC
  • Fernanda Catena, médica especialista em longevidade do Vila Nova Star
  • Ana Amélia Lemos, jornalista e ex-senadora
  • Mayara Rocha, primeira-dama do Distrito Federal
  • Patrícia Leiva, empresária e presidente do LIDE Minas Gerais
  • Heloisa Garret, empresária, jornalista e presidente do LIDE Paraná



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...