Novembro Azul: Caminhões de coleta de lixo rodam Brasília com mensagens de conscientização

Veículos do SLU circulam com adesivos azuis e mensagens para reforçar importância do autocuidado e da prevenção contra a doença

Por Kleber Karpov

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal ativou a campanha Novembro Azul durante todo este mês (07/Nov), por meio da adesivagem de caminhões de coleta de resíduos com mensagens de conscientização, a fim de reforçar a importância da prevenção e do autocuidado com a saúde do homem e o combate ao câncer de próstata. A ação utiliza os veículos coletores como outdoors móveis para ampliar o alcance da mensagem preventiva em diversas regiões da capital federal.

A iniciativa de adesivagem dos veículos integra as ações anuais do SLU para engajar os servidores na campanha de saúde. O diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho, explicou que a estratégia busca demonstrar sensibilidade para com a causa e o uso eficaz da frota da companhia.

“Todos os anos, o SLU demonstra essa sensibilidade e utiliza os caminhões coletores como verdadeiros outdoors para ampliar essa mensagem de conscientização”, explica Luiz Felipe Carvalho.

Engajamento e conscientização

Os motoristas dos caminhões adesivados também participam ativamente da campanha. Os colaboradores trocam o uniforme padrão, de cor laranja, pelo traje azul alusivo à mobilização nacional, demonstrando apoio direto à prevenção.

José Oliveira, um dos motoristas engajados, refletiu sobre a relação entre a saúde e a qualidade de vida. Ele enfatizou que a prevenção é a chave para evitar complicações futuras.

“Na nossa vida, se a gente não tiver saúde, a gente não tem nada, né?”, comentou José Oliveira. “A importância do Novembro Azul é para a gente se prevenir, para não acontecer algo pior, porque quando a gente não se previne antes, as consequências chegam depois”, destacou.

O motorista José Carlos Alves de Souza serve como um exemplo de rotina de acompanhamento médico para outros homens que manifestam receio em relação ao tema. Ele contou que realiza exames periódicos e adota medidas preventivas no dia a dia, além das ações do trabalho.

“Eu faço exames periódicos a cada seis meses. A empresa fornece para a gente. Além disso, eu me cuido também, me alimentando, dormindo bem e evitando o consumo de álcool. São maneiras de cuidar da saúde”, detalhou José Carlos Alves de Souza.

Outro funcionário do SLU que se manifestou em favor da prevenção do câncer de próstata foi Carlos Alberto Ferreira. Para ele, o público masculino possui um aprendizado significativo a obter com as mulheres no que se refere à regularidade do cuidado com a saúde.

Ferreira pontuou que não há mais motivos para os homens negligenciarem a própria saúde, uma vez que o processo de diagnóstico inicial é simples. “Os homens, no geral, são mais desleixados, mas não temos mais desculpas para não cuidar da nossa própria saúde”, apontou Carlos Alberto Ferreira. “Você faz um exame de sangue rapidinho. Só se houver algum problema é que você vai fazer outros exames. É importante e é necessário fazer uma vez por ano, pelo menos”, concluiu.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Instituto Pecege obtém credenciamento como ICT e amplia parcerias via Lei da Informática

Por Kleber Karpov O Instituto Pecege obteve o credenciamento oficial...

Agosto Lilás reforça orientação sobre direitos e canais de proteção às mulheres

Por Kleber Karpov A campanha nacional Agosto Lilás, dedicada à...

Celina Leão e Jorge Vianna comemoram recuperaçao fiscal do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Missão nos EUA amplia apoio internacional à integridade das eleições brasileiras

Por Kleber Karpov Representantes de 15 organizações da sociedade civil...

Estado não deve indenizar ex-donos de terras demarcadas como indígenas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou...

Carros elétricos: DF é o estado que mais buscou por eletroposto no último ano

Levantamento da Descarbonize Soluções também identificou as principais dúvidas...

Neoenergia anuncia plano recorde de R$ 3,1 bilhões para fortalecer a infraestrutura elétrica do DF

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília anunciou, nesta quinta-feira (06/Ago),...

Avaliação do Ideb mostra avanço da educação básica no país

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta...

Destaques

Instituto Pecege obtém credenciamento como ICT e amplia parcerias via Lei da Informática

Por Kleber Karpov O Instituto Pecege obteve o credenciamento oficial...

Agosto Lilás reforça orientação sobre direitos e canais de proteção às mulheres

Por Kleber Karpov A campanha nacional Agosto Lilás, dedicada à...

Celina Leão e Jorge Vianna comemoram recuperaçao fiscal do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Missão nos EUA amplia apoio internacional à integridade das eleições brasileiras

Por Kleber Karpov Representantes de 15 organizações da sociedade civil...

Estado não deve indenizar ex-donos de terras demarcadas como indígenas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou...