Por Kleber Karpov
Duas mortes causadas pela febre maculosa foram confirmadas pela Secretaria de Saúde de Leme na última semana (4/Nov), elevando o total de óbitos no estado de São Paulo para vinte neste ano de 2025. O fato ocorreu no município de Leme, localizado no interior paulista. As vítimas não tiveram seus nomes, gêneros ou idades divulgados pela secretaria municipal. O órgão de saúde confirmou a adoção imediata de medidas de controle e vigilância no município, que são coordenadas pelo Setor de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses.
O interior do estado tem enfrentado um aumento na incidência da doença, que é transmitida pelo carrapato. Em Salto, cidade que está a aproximadamente 90 quilômetros de Leme, foram contabilizadas três mortes pela febre maculosa em 2025. Após a confirmação de que duas dessas vítimas estiveram em um parque local, a administração municipal determinou a interdição do espaço público.
Doença no estado
O número de óbitos pela enfermidade subiu para vinte no estado de São Paulo em 2025, considerando as vítimas de Leme. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de São Paulo havia registrado 36 casos da doença e 18 óbitos até o mês de outubro do ano corrente. Em comparação, o ano anterior totalizou 72 casos e 26 mortes.
Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, a febre maculosa é uma infecção febril de gravidade variável e com elevada taxa de letalidade. A transmissão acontece por meio da picada do carrapato, que é encontrado em ambientes rurais com a presença de animais como gado, cães e gatos, bem como em áreas de vegetação alta.
O Secretário de Estado de Saúde, representante da SES, esclareceu que menos de um por cento dos carrapatos-estrela carrega a bactéria responsável pela doença. Portanto, a mera picada não significa, obrigatoriamente, a infecção do indivíduo.
Sintomas e prevenção
Os sintomas mais comuns da febre maculosa incluem febre súbita, fraqueza extrema, cansaço ou falta de energia, além de dores de cabeça e nas articulações. Entre o terceiro e o quinto dia após o início da infecção, é comum o aparecimento de erupções cutâneas nas regiões dos tornozelos e punhos, com potencial de se espalharem pelo resto do corpo.
Como medida fundamental, a prevenção abrange evitar áreas onde há infestação por carrapatos. É altamente recomendado o uso de calças compridas e botas de cano alto ao transitar por regiões classificadas como de risco. Caso um carrapato seja encontrado na pele, a remoção deve ser feita de maneira imediata, sem esmagar o vetor com as unhas.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;











