Por Kleber Karpov
O projeto Novo Caminhar, Novas Oportunidades, desenvolvido pela instituição Casa Azul, formou 60 jovens em cursos profissionalizantes gratuitos em Samambaia. A cerimônia de certificação ocorreu nesta quinta-feira (23/Out), na sede da instituição. Com esta terceira turma, o projeto alcançou 171 adolescentes capacitados, dos quais 35 já conseguiram inserção no mercado de trabalho. A iniciativa foca na capacitação profissional e na criação de oportunidades para ingresso no mercado de trabalho.
A ação é financiada com recursos do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA-DF), sob gestão do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA-DF) e vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF). Com investimento de R$ 970 mil, o projeto tem duração prevista de março de 2025 a abril de 2026 e deve atender cerca de 300 adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos incompletos, em situação de vulnerabilidade social.
Cada etapa de formação dura 30 dias. Os participantes recebem capacitação intensiva em áreas com alta demanda no mercado, como administração, comércio e varejo, alimentação, monitoria e recreação. Além da formação técnica, o projeto investe na estruturação e fortalecimento dos espaços da Casa Azul, com a aquisição de equipamentos e materiais.
Transformação pessoal
Entre os jovens formandos está Erick Silva, 15 anos, que participou dos cursos de letramento digital com inteligência artificial e pacote Office. Ele conta que o projeto ajudou em seu crescimento pessoal, além da formação profissional.
“No começo eu era muito tímido e quase não conseguia conversar com ninguém, mas agora consigo me comunicar melhor. Aprendi muito nos cursos e sei que isso vai me ajudar no mercado de trabalho e na vida. Vou levar todos esses ensinamentos comigo”, afirmou Erick.
Inclusão e cidadania
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o projeto reforça o compromisso do GDF com políticas públicas voltadas à juventude. “Capacitar adolescentes em situação de vulnerabilidade é uma estratégia de inclusão que transforma vidas. O projeto Novo Caminhar mostra que investir na juventude é construir um futuro com mais dignidade, justiça social e cidadania”, destacou a secretária.
A coordenadora da Casa Azul, Josselma Viana, destaca que o projeto vai além da capacitação técnica, ao trabalhar o desenvolvimento pessoal e emocional dos jovens. “O projeto prepara nossos adolescentes para o mercado de trabalho, mas também para a vida. Trabalhamos habilidades como convivência, escuta e autoconfiança, que são essenciais no mundo atual. Essa parceria com a Sejus e o CDCA tem transformado a realidade dos jovens e de suas famílias”, ressaltou.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










