Por Kleber Karpov
A Ouvidoria e a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Corporativo (Secor) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promoverão, no dia 29 de outubro, o lançamento do Canal de Combate à Violência Policial. Na mesma data, será realizada a palestra “Ouvidoria que Escuta, Ministério Público que Atua: Enfrentando a Violência Policial”. O encontro ocorrerá das 17h às 19h, na sede da instituição, sendo destinado a integrantes do MPDFT e ao público externo, com o objetivo de divulgar o novo canal e incentivar seu uso.
Debate e Capacitação
O evento reunirá especialistas para discutir o panorama da violência policial no Brasil, com base em dados recentes. Também serão abordados os fundamentos jurídicos e institucionais para o enfrentamento desse tipo de crime, o papel da Ouvidoria na escuta e tratamento das manifestações, e a atuação do Ministério Público na responsabilização dos agentes envolvidos.
A palestra será ministrada pelo diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima. Ele é pós-doutor pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador da linha de pesquisa sobre segurança pública, justiça e cidadania no mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Funcionamento da Ferramenta

A criação da ferramenta especializada foi discutida em audiência pública promovida pela Ouvidoria do MPDFT no dia 9 de outubro. O canal irá receber, registrar e encaminhar denúncias de abusos cometidos por agentes de segurança pública.
Após o lançamento oficial, serão realizadas capacitações das equipes responsáveis pelo atendimento. Também está prevista a definição do fluxo de encaminhamento das manifestações que forem recebidas.
Como Participar
A iniciativa conjunta da Secor e da Ouvidoria oferecerá 80 vagas. As inscrições estão abertas para membros e servidores do MPDFT, além do público em geral. Os interessados devem se inscrever por meio de link específico, disponibilizado pela instituição, até o dia 26 de outubro.
Serviço: Lançamento do Canal de Combate à Violência Policial e a palestra “Ouvidoria que Escuta, Ministério Público que Atua: Enfrentando a Violência Policial”
Data: 29 de outubro
Horário: das 17h às 19h
Local: salas de treinamento 1 e 2, na sede do MPDFT
Vagas: 80 vagas (30 membros, 20 servidores, 10 residentes/estagiários e 20 público externo)
Inscrição: por meio do link
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










