Biblioteca Nacional de Brasília lança clubinho de leitura para crianças

Iniciativa com programação mensal e gratuita estreia neste sábado (18) e visa formar leitores desde a primeira infância, com encontros mediados e empréstimo de livros

Por Kleber Karpov

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) inaugura, neste sábado (18), às 10h, o Clubinho de Leitura BNB, um projeto mensal e gratuito voltado para crianças de até 11 anos. Com o tema de estreia “Onde moram os livros”, a iniciativa busca incentivar o hábito da leitura na infância por meio de encontros mediados, visitas guiadas e o empréstimo de títulos do acervo.

Formando novos leitores

A cada encontro, que ocorrerá sempre aos sábados pela manhã no Espaço Infantil da BNB, dois livros serão lidos com mediação para os participantes. O primeiro evento incluirá uma visita guiada para que as crianças conheçam as instalações da biblioteca. A curadoria do projeto é da educadora Ana Paula Bernardes, da Biblioteca Comunitária Roedores de Livros, e a mediação será conduzida pela comunicóloga e cenógrafa Carla Nery.

Segundo a diretora da instituição, Marmenha Rosário, a criação do clubinho faz parte de um esforço para ampliar o alcance da programação cultural da BNB a novos públicos. “Estamos felizes, pois esse clubinho nasce com a missão de formar leitores desde a primeira infância e, principalmente, fortalecer os vínculos das crianças com a biblioteca”, ressaltou a diretora.

Expansão e acesso

Além das atividades no local, as famílias serão incentivadas a levar até cinco livros para casa por meio do serviço de empréstimo da BNB, prolongando a experiência da leitura em ambiente familiar. A iniciativa se soma a outros clubes de leitura já existentes na biblioteca, que atendem o público adulto e 60+, consolidando o espaço como um polo de acesso à literatura para todas as idades.

A escolha do mês de outubro para o lançamento dialoga com as celebrações do Mês das Crianças e da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que ocorre de 23 a 29 de outubro. A programação do Clubinho de Leitura para os próximos encontros de 2025 já tem temas definidos: “Vozes candangas” e “É tudo família”.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...