25.5 C
Brasília
05 dez 2025 16:42

Brasil confirma 17 casos de intoxicação por metanol e investiga mais de 200

Ministério da Saúde anuncia laboratórios de referência e reforça estoque de antídotos

Por Kleber Karpov

O Ministério da Saúde confirmou, na noite de segunda-feira (6/Out), a existência de 17 casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica no Brasil, com outros 200 casos em investigação. Ao todo, o país soma 217 notificações, com o estado de São Paulo concentrando a grande maioria dos registros e as duas únicas mortes confirmadas até o momento.

De acordo com o boletim mais recente, São Paulo responde por 15 dos casos confirmados e 164 em investigação. O Paraná registrou os outros dois casos confirmados e investiga quatro suspeitas. Outros 12 estados também apuram notificações, incluindo Pernambuco (10), Mato Grosso do Sul (5) e Ceará (3). Além das duas mortes confirmadas em São Paulo, outras 12 estão em investigação em todo o país.

Resposta federal

Em resposta à crise, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que dois laboratórios servirão como referência nacional para acelerar a confirmação dos casos: um na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e outro na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Esses exames podem, por exemplo, ajudar a resolver a dúvida sobre casos confirmados no Estado de São Paulo, que é onde se concentra, [onde há] uma brutal concentração dos casos”, afirmou o ministro.

O governo também anunciou a aquisição de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol, antídotos usados no tratamento. O fomepizol, adquirido via parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), deve chegar ao país nesta semana. Parte do estoque de etanol já começou a ser distribuída para estados como Pernambuco, Paraná e Distrito Federal.

Em uma primeira remessa aproximadamente 580 ampolas foram enviadas a cinco estados:

  • 240 para Pernambuco,
  • 100 para o Paraná,
  • 90 para a Bahia,
  • 90 para o Distrito Federal,
  • 60 para Mato Grosso do Sul.

Sintomas e alerta de emergência

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade, pois a substância é metabolizada em produtos tóxicos que podem levar à morte ou à cegueira. Os principais sintomas são visão turva ou perda de visão, náuseas, vômitos, dores abdominais e mal-estar generalizado.

A orientação é procurar imediatamente um serviço de emergência ao identificar os sintomas e contatar o Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001) ou o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) local. A demora no atendimento aumenta o risco de sequelas graves e óbito.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...