Por Kleber Karpov
O 1º Congresso Internacional do Samu 192 DF reuniu cerca de 1,2 mil profissionais de diversos estados, entre quarta (17/Set) e sexta-feira (19/Set), no Teatro Pedro Calmon, em Brasília. O evento celebrou os 20 anos de atuação do serviço no Distrito Federal e promoveu debates sobre modelos de assistência, métodos e tecnologias no atendimento de urgência.

O diretor do Samu no DF, Victor Arimatea, avaliou o encontro como um sucesso. “Foram dias de programação de excelência, com especialistas de todo o Brasil. O ponto mais enriquecedor foi a troca de experiências”, afirmou. A coordenadora-geral do Samu do Piauí, Christianne Rocha, destacou a importância da integração. “Essa troca de experiências permite levar boas práticas para nossos serviços e promover melhorias”, disse.
Inovação e debates

A programação incluiu palestras, painéis e talk shows sobre temas como manejo do paciente crítico, saúde mental, regulação médica e educação no Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Foram abordados ainda o serviço aeromédico e o atendimento a incidentes com múltiplas vítimas. As palestras do congresso estão disponíveis no YouTube.
20 anos de serviço
Pioneiro no Brasil, o Samu 192 DF foi inspirado em modelos internacionais e adaptado ao SUS. Atualmente, o serviço alcança 92% da população brasileira, em cerca de 3,9 mil municípios. No DF, entre 2020 e 2024, foram mais de 3,6 milhões de ligações atendidas, com uma média de 175 atendimentos diários na capital.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










