26.5 C
Brasília
02 fev 2026 19:26

Congresso do Samu DF reúne mais de mil profissionais em Brasília

Evento celebra 20 anos do serviço no DF e debate inovações no atendimento de urgência

Por Kleber Karpov

O 1º Congresso Internacional do Samu 192 DF reuniu cerca de 1,2 mil profissionais de diversos estados, entre quarta (17/Set) e sexta-feira (19/Set), no Teatro Pedro Calmon, em Brasília. O evento celebrou os 20 anos de atuação do serviço no Distrito Federal e promoveu debates sobre modelos de assistência, métodos e tecnologias no atendimento de urgência.

Congresso contou com palestras, painéis, talk shows e feira de inovações. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

O diretor do Samu no DF, Victor Arimatea, avaliou o encontro como um sucesso. “Foram dias de programação de excelência, com especialistas de todo o Brasil. O ponto mais enriquecedor foi a troca de experiências”, afirmou. A coordenadora-geral do Samu do Piauí, Christianne Rocha, destacou a importância da integração. “Essa troca de experiências permite levar boas práticas para nossos serviços e promover melhorias”, disse.

Inovação e debates

Evento reuniu cerca de 1,2 mil profissionais de diversos estados para celebrar os 20 anos do serviço no DF. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

A programação incluiu palestras, painéis e talk shows sobre temas como manejo do paciente crítico, saúde mental, regulação médica e educação no Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Foram abordados ainda o serviço aeromédico e o atendimento a incidentes com múltiplas vítimas. As palestras do congresso estão disponíveis no YouTube.

20 anos de serviço

Pioneiro no Brasil, o Samu 192 DF foi inspirado em modelos internacionais e adaptado ao SUS. Atualmente, o serviço alcança 92% da população brasileira, em cerca de 3,9 mil municípios. No DF, entre 2020 e 2024, foram mais de 3,6 milhões de ligações atendidas, com uma média de 175 atendimentos diários na capital.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Exportações de serviços no Brasil batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025

Por Kleber Karpov As exportações brasileiras de serviços atingiram um...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Destaques

Corrida de Reis: 53ª edição reúne mais de 30 mil pessoas, consagra campeões

Por Kleber Karpov A 53ª Corrida de Reis movimentou a...

Passagem aérea comprada? Veja os principais direitos do passageiro em voos nacionais e internacionais

Por Kleber Karpov O Instituto de Defesa do Consumidor do...

Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Exportações de serviços no Brasil batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025

Por Kleber Karpov As exportações brasileiras de serviços atingiram um...

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...