Por Kleber Karpov
A Neoenergia Brasília abriu um novo processo seletivo para a Escola de Eletricistas, com inscrições abertas até o dia 19 de setembro. O programa, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), oferece capacitação profissional gratuita para atuação no setor elétrico, visando a qualificação técnica e a geração de renda. Desde o início do projeto, já foram formados 410 profissionais no Distrito Federal.
Foco na empregabilidade
Um dos principais atrativos do programa é a alta taxa de empregabilidade. Dos 410 eletricistas já formados em 19 turmas, 347 foram contratados pela própria Neoenergia, o que representa um índice de aproveitamento superior a 84%. As vagas são destinadas a pessoas com mais de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C ou D.
O projeto também se destaca por promover a equidade de gênero em uma área tradicionalmente masculina, tendo formado 187 mulheres, das quais 160 foram integradas ao quadro de funcionários da companhia. A iniciativa recebeu reconhecimento internacional do programa WeEmpower, uma parceria da ONU Mulheres com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia, por suas boas práticas de empoderamento feminino.
Formação contínua

Neste mês, mais uma turma com 24 alunos, incluindo oito mulheres, concluiu a formação em Taguatinga. Além do curso regular, a Neoenergia desenvolveu um treinamento complementar de 136 horas focado na manutenção de redes subterrâneas. Três turmas, com um total de 36 eletricistas, já passaram por essa especialização, e uma nova edição está prevista para 2026.
Inscrições podem ser realizadas no endereço:
https://epartner2.vagas.com.br/v2760315?link_cand=https%3A//site.vagas.com.br/GoHome.asp%3Fv%3D2760315%26j%3Dt%26sslon%3D1%26ss%3D1
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










