Por Kleber Karpov
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia I manteve, neste mês, a certificação em qualidade e segurança dos serviços prestados à população, reafirmando sua posição de referência no Distrito Federal. Após auditoria da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a unidade administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF) continua sendo a única UPA do Centro-Oeste com o selo, que segue padrões internacionais.
Qualidade contínua
Das mais de 700 UPAs existentes no Brasil, apenas 23 possuem a acreditação da ONA. Segundo o superintendente de Qualidade e Melhoria Contínua do IgesDF, Clayton Sousa, a certificação avalia o amadurecimento institucional da unidade. “A certificação não significa que a UPA é perfeita. Ela mostra comprometimento com eficiência operacional e processos claros, garantindo atendimento seguro e gestão organizada”, explica.
O selo também evidencia que a unidade está preparada para períodos de alta demanda, como surtos de doenças respiratórias, por meio de planos de contingência bem estruturados. “As avaliações são constantes, e o processo de qualidade é contínuo. Passamos por auditorias regulares para manter os padrões de alto desempenho”, completa Sousa.
Serviço público valorizado
Para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a acreditação representa mais confiança, agilidade e segurança. O presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, destaca que o selo fortalece a imagem da rede pública. “Ele mostra à população que é possível oferecer um serviço gratuito, seguro, humanizado e com padrão de qualidade reconhecida”.
Monteiro complementa: “A certificação da ONA reflete nosso compromisso em prestar um atendimento seguro, eficiente e acolhedor. A UPA de Ceilândia é 100% SUS, e esse selo é uma forma concreta de mostrar à população que estamos avançando no cuidado de cada paciente”.
A manutenção do reconhecimento também valoriza o esforço dos profissionais de saúde. “Esse resultado só foi possível graças ao trabalho árduo desempenhado pelos nossos colaboradores, que se dedicam intensamente ao cuidado dos usuários. O processo de atendimento evoluiu muito com a acreditação e seguimos empenhados para melhorar cada dia mais”, ressalta Graziele Faria, gerente da UPA de Ceilândia I.
Inaugurada em 2012, a UPA de Ceilândia I é a maior do DF, realizando uma média de 13 mil atendimentos mensais. Até agosto deste ano, mais de 79 mil pacientes foram assistidos nas áreas de clínica médica, pediatria e odontologia.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










